Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Emoção e reconhecimento marcam lançamento de livro em homenagem a Sebastião Helvecio

27/04/2022

Foto: Luiz Gustavo Ribeiro

O auditório do Tribunal de Contas mineiro foi palco do lançamento do livro “Controle Externo no século XXI – Homenagem a Sebastião Helvecio – Conselheiro, Educador e Cidadão do mundo”, na noite desta terça-feira (26/04). Dezenas de autoridades jurídicas, políticas e do controle externo, além de amigos e familiares do conselheiro, que se aposentou no final de 2021, participaram da solenidade.

O livro, de autoria dos conselheiros Cláudio Terrão e Durval Ângelo, é uma reunião de trabalhos escritos por conselheiros, auditores, procuradores, servidores e professores universitários de todo país, que homenageia e reflete o relevante papel desempenhado pelo conselheiro no aprimoramento do controle externo e na avaliação de políticas públicas exercida pelos tribunais de contas.
 
O presidente do TCEMG, Mauri Torres, foi o autor do prefácio do livro. “Ficamos muito felizes por uma noite maravilhosa como essa, em que podemos homenagear Sebastião Helvecio, referência em controle externo e que levou a eficiência do Tribunal de Contas mineiro pelos quatro cantos do Brasil e por todo o mundo”.
 
Durval Ângelo ressaltou a trajetória de Helvecio como homem público e a relevância da obra para todo o controle externo nacional. “O conselheiro Sebastião Helvecio é alguém que extrapolou Minas Gerais e o país. Nesses 12 anos como conselheiro de contas, ele se tornou referência no sistema. Com esse livro, temos a oportunidade de não apenas destacar a importância do grande homem que ele foi, mas também de propor uma reflexão para toda a sociedade sobre a importância dos Tribunais de Contas”. 
 
Conselheiro do TCEMG por 12 anos, Helvecio sempre mostrou sua face futurista, atuando na busca pela plena democracia, por meio do uso das novas tecnologias e da participação social. A obra é uma grande homenagem à trajetória cidadã percorrida por ele durante toda sua vida pública.
 
“Eu, que sou um fanático pela leitura e pelos livros, fico duplamente feliz, de poder receber essa homenagem em minha casa, o Tribunal de Contas de Minas Gerais, e por essa homenagem ser um livro que retrata a evolução do Tribunais de Contas, especialmente nos últimos dez anos, colocando a cidadania à frente das contas. Os Tribunais de Contas atuando no fortalecimento da democracia e na melhoria da qualidade de vida das pessoas”.
 
 
 
Ao final, os conselheiros participaram de uma sessão de autógrafos do livro no Salão Mestre de Piranga. Confira abaixo a reportagem da TV TCE.
 
 

 
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação