Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Especialistas falam de Ética em seminário promovido pelo TCEMG

02/05/2022

Nesta manhã de 02 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional da Ética no Brasil, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), com o apoio do comitê de corregedorias, ouvidorias e controle social do Instituto Rui Barbosa (IRB), realizou evento, por sistema de videoconferência, para refletir acerca da cultura ética.
 
A ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), que havia sido convidada para proferir a aula magna com a palestra “A Importância dos Tribunais de Contas diante à defesa da Ética Pública”, teve sua presença cancelada em virtude de encontrar-se enferma. Oportunamente, sua aula será reagendada.
 
O evento foi coordenado pelo corregedor do TCEMG, conselheiro Durval Ângelo, que em seu pronunciamento remontou à Grécia Antiga, ao ethos grego, afirmando que os gregos tratam a questão da ética numa dimensão diferenciada; "vai além do sentido das virtudes cristãs que temos hoje, chega a ser um hábito, um dever de cidadania daquele que vive na pólis" (modelo das antigas cidades gregas); uma obrigação de todo homem público, de todo cidadão. O corregedor citou uma inscrição do filósofo Aristóteles: "das coisas a mais nobre é a justa; a mais bela é a saúde, mas a mais doce é alcançar o que amamos. “Antes de tudo, ser ético é alcançar as coisas que amamos”, reforça Durval Ângelo.
 
Representando o TCEMG bem como a Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o conselheiro ouvidor Wanderley Ávila ressaltou que “precisamos agir com prudência para uma atuação ética”. Disse o ouvidor que a sociedade brasileira espera das instituições de controle externo a melhor entrega possível, atribuindo concretude e fluição aos direitos sagrados na Constituição Federal. O ouvidor concluiu a sua fala, fazendo alusão ao poema de Guimarães Rosa, que, em sua obra clássica, Grande Sertão Veredas, diz que "o correr da vida embrulha tudo; a vida é assim, esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.
 
Em seguida, o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes, parabenizou a iniciativa do TCEMG, por se tratar de uma data relevante. Para Pontes, "ética é princípio fundante para a atuação das instituições". Segundo ele, “a instituição que quer pregar ética tem de ser sobretudo ética”. Cita Padre Antônio Vieira, para quem o melhor argumento do pregador é a vida que ele leva.
 
Para o presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Joaquim Castro Neto, a ética vem ganhando muito espaço nos dias atuais. Em sua exposição cita os filósofos brasileiros Mário Sérgio Cortella e Leandro Karnal, que têm falado muito sobre ética. Para Cortella, “ética é o conjunto de princípios e valores para responder a três grandes perguntas da vida humana; quero, posso e devo; o presidente acrescentou que, "na vida, nem tudo que quero, posso; nem tudo que posso, devo; nem tudo que devo eu quero”. Castro Neto ressaltou a necessidade de ser ético com o dinheiro público e concluiu que é muito importante saber “se o que estou fazendo está levando algo positivo à vida de alguém”.
 
O último a se manifestar na manhã foi o Presidente da Associação Nacional dos Ministros e conselheiro substituto dos Tribunais de Contas (Audicon), ministro substituto do Tribunal de  Contas da União (TCU), Marcos Bemquerer, que parabenizou a iniciativa, salientando que “o TCE de Minas vem cumprindo com galhardia sua missão constitucional, desempenhando muito bem  o que a sociedade espera dos órgãos de controle”. Bemquerer defende que a "ética deve ser um exercício diário, em que todos nós devemos buscar resultados em prol da coletividade nos diversos campos das atividades humanas, de forma que seja capaz de transformar a sociedade”.
 
O evento, que contou com mais de 150 inscritos, pode ser assistido na TV TCE, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=WWMqLEG3OVs.
 
Denise de Paula / Jornalismo e Redação