Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG participa de debate sobre o Portal Nacional de Compras Públicas

11/05/2022

O debate reuniu  representantes de órgãos do Poder Legislativo e de tribunais de contas de todo o Brasil

O representante dos tribunais de contas no Comitê Gestor do Portal Nacional de Compras Públicas e analista do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Gustavo Terra Elias, participou na manhã de hoje, 11/05/2022, do debate virtual Elo Legislativo. O debate, idealizado pelo Comitê Gestor do Portal Nacional de Compras Públicas (PNCP), reuniu representantes de órgãos do Poder Legislativo e de tribunais de contas de todo o Brasil para discutir as funcionalidades do atual PNCP.

O analista de Controle Externo do TCEMG destacou o envolvimento dos tribunais de contas para a “construção do PNCP”. Para ele, a ampla participação "dos tribunais de contas reforça o compromisso das entidades de controle em serem atentos guardiões da boa governança”.

O presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e presidente do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, frisou que o PNCP é muito mais do que um instrumento de transparência. Segundo o conselheiro, o Portal Nacional de Compras Públicas pode “auxiliar os gestores no uso dos recursos públicos e, futuramente, na implantação de políticas públicas mais assertivas".

Na mesma linha, o segundo secretário da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, Fabrício Motta, afirmou que implantação do Portal alia a transparência e o uso de dados para o planejamento de políticas além de se tornar “uma ferramenta perene que favoreça os aspectos apontados pela Lei nº 14.133/2021”.

Conforme o também representante do Poder Legislativo no Comitê e assessor técnico da Diretoria-Geral do Senado Federal, Victor Amorim, esse é um “momento decisivo para entender as evoluções tecnológicas implementadas no PNCP e uma oportunidade para que todos entendam o papel do Comitê Gestor do PNCP”. Ciente da importância do projeto, o coordenador geral do Instituto Rui Barbosa, Juraci Muniz Júnior, que representou o presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes, afirmou que a instituição irá “redobrar os esforços para viabilizar o PNCP”.

Também participaram do debate o presidente do Comitê Gestor do PNCP e subsecretário-adjunto de Gestão do Ministério da Economia, Renato Fenili, além de representantes e servidores de tribunais de contas de todo o Brasil. 


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação