Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG e Secretaria de Educação visitam escola pioneira do app "Na Ponta do Lápis" entre unidades estaduais

28/06/2022

Alunos da Escola Estadual Augusto de Lima ouvem atentamente sobre o app do TCEMG Foto: Márcio Wander
O Tribunal de Contas e a Secretaria de Estado de Educação estiveram, na segunda-feira (27/06), na Escola Estadual Augusto de Lima, em Nova Lima, para conversar com alunos e professores sobre o programa Na Ponta do Lápis. A escola será pioneira na adoção do aplicativo entre as escolas estaduais de Minas.  O objetivo do encontro foi sensibilizar os alunos a participarem do projeto. 
 
Entre aulas sobre a história, cultura e gastronomia de Nova Lima e apresentações artísticas dos alunos, a coordenadora da Escola de Contas, Naila Mourthé, a chefe de gabinete do conselheiro Cláudio Terrão, Rachel Carvalho, a assessora da Escola de Contas, Fabrícia de Oliveira, e técnicos da Secretaria de Estado de Educação falaram com representantes de turma sobre o projeto.
 
“Viemos conhecer a escola de fato, começar esse trabalho de sensibilização da comunidade escolar para a adoção do aplicativo Na Ponta do Lápis. Nosso sonho é que essa realidade se expanda para o estado inteiro”, disse Naila. Já André Lobato, servidor da SEE, reforçou que “o aplicativo é um caminho para a gente conhecer a visão do estudante, que está, de fato, em sala de aula e no dia a dia da escola. Queremos também aprender com a experiência da Escola Augusto de Lima como podemos levar o aplicativo para todas as escolas de Minas Gerais”.
 
Rachel Carvalho explicou os próximos passos até que os alunos passem a utilizar o aplicativo de fato. “Os alunos irão ao tribunal para fazerem a dinâmica do Jogo do Tributo e entender um pouco mais sobre gestão dos recursos públicos. Depois, os levaremos até a Cidade Administrativa para conhecer a Secretaria de Estado de Educação. Em seguida, teremos mais duas agendas no TCEMG: uma para um pouco de teoria e depois para instalarem o app em seus celulares e difundirem na escola”.
 
A Escola Estadual Augusto de Lima possui mais de 700 alunos, com ensino integral e noturno. A direção e os professores da unidade estão com boas expectativas com o programa. “Estamos felizes e ansiosos com a aplicação do Na Ponta do Lápis em nossa escola. Sabemos que virão grandes desafios e, para isso, contamos com o apoio do TCEMG e da SEE nesse árduo trabalho para melhorar as escolas e a educação pública em Minas”, ressaltou Graça Negreiros, especialista em Educação Básica da escola.
 
O jovem Yago Richard recebeu a equipe do TCEMG e da SEE entoando tradicionais canções de Sandy & Júnior e Alceu Valença. O aluno da escola se mostrou empolgado com a possibilidade de participar ativamente da vida escolar. “A escola sem os alunos não existe. Eu sentia muita falta de uma comunicação mais direta entre alunos e direção escolar, mostrando erros e possíveis melhorias. O aplicativo vai ter impacto direto na estrutura e também na nossa aprendizagem”.
 
Clique abaixo e veja a reportagem da TV TCE, incluindo um pouco da qualidade vocal de Yago Richard.
 
 

 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação