Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Os benefícios do controle são apresentados aos participantes do Encontro Técnico em João Pinheiro

30/06/2022

Cerca de 170 participantes de 21 munícipios do noroeste mineiro acompanharam hoje, 30/06/2022, no auditório do Lions Clube, em João Pinheiro, o primeiro dia do quinto Encontro Técnico do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) pelo Estado. A caravana do TCEMG já passou por Montes Claros, Poços de Caldas, Leopoldina e Capelinha apresentando Os Benefícios do Controle para cerca de 1200 agentes públicos de 205 cidades mineiras

O assessor da Presidência do TCEMG, Marconi Braga, representou o presidente Mauri Torres, e frisou que “eventos como este, que priorizam a difusão do conhecimento, a habilidade profissional, a atitude aberta às mudanças na administração pública e o olhar mais assertivo das instituições controladoras, em benefício do desenvolvimento regional, são alguns dos benefícios do controle e um dos papéis do Tribunal de Contas”. 

O prefeito de João Pinheiro, Edmar Xavier Maciel, agradeceu a presença do Tribunal de Contas na cidade e considerou essa uma “grande oportunidade para que todos entendam as normas para a utilização dos recursos públicos e aprendam a transformar esses recursos em benefícios para a população”. Para o presidente da Câmara Municipal de João Pinheiro, vereador Pedro Gil Cardoso, o Encontro Técnico do TCEMG é “uma excelente hora para se atualizar e adquirir conhecimento para gerir melhor os recursos públicos”. 

O coordenador de Fiscalização Integrada dos Municípios do TCEMG, Alex Lopes, abriu os trabalhos técnicos do #EncontroTécnicoTCEMG falando sobre a Nova Lei Estadual 23.830/2021: Gestão e Controle dos Recursos Recebidos por Danos Socioambientais. Alex explicou a jornada que os R$37,68 bilhões provenientes do acordo firmado pela mineradora Vale percorrem até a sociedade ser beneficiada e frisou que juntos os “órgãos de controle, o Poder Público e a sociedade podem ser protagonistas na fiscalização do uso desses recursos”. 

Logo após, a oficial de Controle Externo do Tribunal, Ana Paula Gonçalves, apresentou o Centro de Fiscalização Suricato do TCEMG aos participantes e elencou algumas ações do Suricato ligadas ao benefício do controle. Segundo ela, o principal objetivo da unidade é “produzir informações e conhecimentos destinados a subsidiar a tomada de decisão pelo Tribunal e a Presidência nas ações de controle externo”. 

A analista de Controle Externo Milena de Brito iniciou a tarde falando sobre a Nova Lei de Licitações. Milena explicou o que esperar da nova lei, falou da importância do planejamento com a entrada em vigor da Lei n.14.133/21 e abordou as principais inovações da lei como, por exemplo, a extinção do convite e da tomada de preços, a obrigatoriedade da realização de Pregão para aquisição de bens e serviços comuns em geral, entre outras novidades. 

Ana Carolina Macedo, coordenadora de Fiscalização e Avaliação da Macrogestão Governamental do Estado, debateu O Novo Fundeb com os participantes do Encontro Técnico em João Pinheiro. Ana Carolina discorreu sobre a aplicação dos recursos do Fundeb, o prazo para aplicação dos recursos e abordou alguns conceitos relativos ao novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. 

O coordenador de auditoria dos Municípios, Thiago Henrique, falou das Ações Fiscalizadoras do Tribunal. O coordenador elencou algumas atividades de fiscalização realizadas pelo Tribunal como, por exemplo, o monitoramento em tempo real, da vacinação da Covid-19. Thiago contou que a ação possibilitou a identificação de municípios que tinham poucas pessoas vacinadas e, posteriormente, a “emissão de alertas para que campanhas de vacinação fossem realizadas”. Além disso, foi possível o “remanejamento de doses de vacina entre os municípios para que as pessoas fossem beneficiadas o mais rápido possível ”, contou o coordenador. 

Momentos Especiais 

A abertura do evento contou com a apresentação de Folia de Reis dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de João Pinheiro. A Folia de Reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, que provavelmente foi trazida para o Brasil no século XIX e é celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior - e Baltazar) ao menino Jesus. 

A professora da Escola Municipal Edmundo Lourenço, Ana Paula Cunha, além de compor a mesa de honra do Encontro Técnico em João Pinheiro recebeu uma homenagem do coordenador de auditoria dos Municípios, Thiago Henrique. Thiago que, durante sua palestra, também falou das ações de fiscalização do TCEMG na pandemia para assegurar a educação, destacou o trabalho da professora que dirige 124 quilômetros para dar suas aulas. Na ocasião, o coordenador presenteou a professora com o livro Porque Fazemos o que Fazemos, do professor Mário Sérgio Cortella.

Os seguidores do perfil do Tribunal de Contas de Minas Gerais no Instagram (@tcemgoficial) participaram de um sorteio de quatro obras do conselheiro Durval Ângelo. Os sortudos levaram para casa os livros Democracia e Direitos Humanos em Tempos de Ovos e Serpentes e Conselhos de cidadania: exercício de democracia

Amanhã, 01/07/2022, o Encontro Técnico em João Pinheiro ainda conta com as palestras da servidora Ane Marla Raimundo, do coordenador de Auditoria de Atos de pessoal, Fabiano Murilo e do coordenador do Sistema de Informações de Engenharia e Obras Públicas, Paulo Roberto Cota.

Thiago Rios Gomes