Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Cartas Compromisso de Ouvidorias e Corregedorias do Brasil são aprovadas durante encerramento do Enco 2022

21/09/2022

Das esq. p/ dir. Coordenadora da Ouvidoria do TCEMG, Renata Machado; a conselheira Ouvidora do TCERR, Cilene Salomão; O conselheiro do TCERN, Gilberto Jales; e a Coordenadora da Corregedoria do TCEMG, Flávia Ávila (Foto: Thiago Rios Gomes)

Com objetivo de promover intercâmbio de boas práticas na busca do aprimoramento e o fortalecimento das corregedorias e ouvidorias dos tribunais de contas do Brasil, foram aprovadas, durante encerramento do evento ENCO 2022 na manhã de hoje (21/09), as Cartas Compromisso com diretrizes para as ouvidorias e corregedorias. A leitura dos documentos foi feita pela Coordenadora da Corregedoria do TCEMG, Flávia Ávila, e pela coordenadora da Ouvidoria do TCEMG, Renata Machado da Silveira, acompanhadas na mesa pelo presidente do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do IRB, conselheiro do TCERN, Gilberto Jales e a conselheira Ouvidora do TCERR, Cilene Salomão.

“Essas cartas vão ficar disponíveis em ambiente virtual e em nossos arquivos, mas, acima de tudo, devem ficar nas nossas mentes, instigando-nos a cumprir cada um dos compromissos que ali estão”, disse o conselheiro Gilberto Jales, antes da leitura dos contratos. Segundo o conselheiro os documentos foram produzidos sob a ótica de rever as cartas anteriores, alguns pontos que foram avançados e que até puderam ter tido uma mudança verbal. “Isso é um compromisso contínuo. As cartas vão ser base para os Tribunais de Contas, o IRB e a Atricon nortear outros trabalhos e programas, como principal exemplo o Marco de Medição de Desempenho - MMD”, disse ele.

Para a conselheira do TCE de Roraima, Cilene Salmão, os TC’s devem fazer o possível para que realmente tirem do papel as orientações, ainda que cada um deles tenha a sua própria realidade. “A nossa maior preocupação foi justamente não engessar as diretrizes para que cada um caminhe livremente”, garantiu ela.

Renata Machado da Silveira lembrou que o trabalho de elaborar uma Carta Compromisso durante esses três dias de evento (19, 20 e 21) “foi árduo”, mas garantiu que para isso acontecer “houve muito estudo anteriormente”. Flávia Ávila, por sua vez, encerrou o evento oficialmente citando uma frase de Milton Nascimento que diz que “os sonhos não envelhecem” ao fazer alusão às diretrizes das cartas que são vistas como algo distante para muitos tribunais. “Muitas coisas ali podem parecer um sonho difícil de ser alcançado, mas estando descritas a gente vai seguindo atrás para realiza-los. ”, finalizou.

Painelistas do último dia no Enco 2022

O terceiro e último dia do Encontro Nacional das Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (ENCO 2022) formou a mesa 4 com o tema “Ouvidoria do Século XXI” e teve como mediador o Conselheiro Ouvidor Domingos Augusto Taufner do TCEES. As palestras ficaram por conta do servidor do TCECE, Virgílio Freire do Nascimento Filho, que falou sobre “Ouvidoria Transversal e o poder da influência nas organizações”; A chefe de gabinete da Ouvidoria do TCEAM, Karina Lago Coimbra Brilhante, falou da “Facilitação do acesso do cidadão ao Tribunal de Contas por meio do Projeto Ouvidoria Estudantil”; e o Diretor de Informática do TCEAM, Vinícius José Miranda Toscano de Brito Filho, discursou sobre “O uso da Inteligência Artificial e da tecnologia pela Ouvidoria do TCE/RN”.

A 5ª mesa foi mediada pelo conselheiro Corregedor do TCEMG, Durval Ângelo, e levou o tema “Éthos público e fomento ao comportamento ético”. Os painelistas foram o conselheiro Corregedor do TCEPE, Valdecir Pascoal, que palestrou sobre “O ético processo legal de controle externo”; o Pesquisador FDC, Daniel Lança, discursou sobre “Ética comportamental: por que as pessoas cometem desvios éticos e como gerar comportamento de conformidade nas organizações”; o Chefe de Gabinete da Corregedoria Geral do TCEPI, Ramon Patrese Veloso e Silva, que falou sobre “Conscientização e combate aos assédios moral e sexual (regulamentação e implementação da política e enfrentamento do assédio moral, assédio sexual e discriminação no âmbito do TCE/PI)”; e o Desembargador do TJRJ, André Gustavo Corrêa de Andrade, que discutiu o tema “Comportamento ético em tempos de fake News”.

O ENCO 2022 foi sediado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2022. O evento, que acontece desde 2018, é coordenado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social, presidido pelo Conselheiro do TCERN, Gilberto Jales.

Um dos principais objetivos do ENCO é fomentar e disseminar o conhecimento na área de Controle Externo e Controle Social, promovendo o compartilhamento de ideias, informações e experiências, na busca pelo aprimoramento e fortalecimento das Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do país e, com isso, a melhoria crescente e contínua dos resultados efetivos das instituições. A programação do evento foi cuidadosamente trabalhada por um grupo formado por técnicos de vários Tribunais, a partir das sugestões enviadas por todas as regiões do país.

Os participantes que estiveram presencialmente no ENCO 2022 podem retirar seu certificado AQUI no hotsite do evento.

Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação