Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Jornada de Contabilidade debate demonstrativos de receitas e despesas com Saúde e Educação

26/09/2022

Analista Felipe Figueiredo conversa com contadores públicos - Foto: Thiago Rios Gomes
A apuração da aplicação de recursos com saúde e educação de acordo com fontes de recursos em 2023. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo analista de Controle Externo do TCEMG, Felipe Figueiredo, durante a tarde do primeiro dia da VIII Jornada de Contabilidade Pública, que ocorre no Tribunal de Contas, entre os dias 26 e 28/09. 
 
Figueiredo explicou as referências em que o Tribunal se baseia, falou sobre as fontes e destinações de recursos e código de acompanhamento da execução orçamentária e detalhou sobre o preenchimento dos demonstrativos de receitas e despesas com a manutenção e desenvolvimento do ensino e com os serviços de saúde. “Esses relatórios são fundamentais para a gestão, uma vez que compõem a prestação de contas dos chefes do poder executivo municipal”.
 
A programação da tarde do primeiro dia da jornada ainda contou com a palestra “Fonte e Destinação de Recursos - A Nova Classificação Padronizada”, ministrada pela mestre em Contabilidade e Controladoria aplicadas ao setor público, Lucy Freitas, e com uma mesa de debates com especialistas que versaram sobre “Contabilidade Governamental - Instrumento de Gestão”, em que reforçaram a importância da contabilidade no auxílio aos gestores para as tomadas de decisões e definições das políticas públicas de cada cidade. 
 
A VIII Jornada de Contabilidade Pública ocorre no auditório do Tribunal de Contas de Minas Gerais até a próxima quarta-feira (28/09), e tem transmissão ao vivo pelo canal do TCEMG no Youtube. Para acessar as fotos do primeiro dia de evento, clique na imagem abaixo. 
 

VIII Jornada de Contabilidade Pública

 
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação