Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conselheiros e servidores do TCEMG compõem a programação do Congresso da IMDA dias 20 e 21 de outubro

05/10/2022

Será realizado nos dias 20 e 21 de outubro o XII Congresso Mineiro de Direito Administrativo, esse ano com o tema Perspectivas de um Direito Administrativo em Movimento, promovido pelo  Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA), no Auditório da OAB-MG, em Belo Horizonte. O evento visa promover um amplo debate sobre os principais temas do Direito Administrativo e terá a participação de relevantes profissionais da área, entre eles conselheiros e servidores do Tribunal de Contas de Minas Gerais que irão discutir as principais mudanças legislativas ocorridas no período dos últimos três anos.

A coordenadora de Pós-Graduação da Escola do TCEMG, Luciana Raso, presidente do IMDA fará a abertura do Congresso, no dia 20/10, ao lado do presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo. No mesmo dia, o chefe de gabinete da presidência do TCEMG, Carlos Alberto Pavan Alvim, será o presidente da mesa do painel de abertura, que terá como tema “Licitações e Contratos em transição: Lei 8.666/93, Lei 13.303/16, Lei 14.133/21”.

Já no segundo dia de evento (21/10), o conselheiro do TCEMG Claudio Couto Terrão debaterá  o tema “Fiscalização e controle em iluminação pública e saneamento básico”. À tarde, será a vez do conselheiro do TCEMG, Licurgo Mourão, que irá palestrar sobre “Controle da Administração Pública: improbidade administrativa, anticorrupção empresarial, controle interno e Tribunais de Contas”. O superintendente de Controle Externo do TCEMG, Pedro Henrique Azevedo, também será um dos palestrantes e vai discutir o tema “Direito Administrativo na era Digital”.

O evento conta ainda com as presenças do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Augusto Anastasia; o Desembargador do TJMG, Saulo Versiani Penna; o Advogado-Geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro; o Controlador Geral do Município de Belo Horizonte, Leonardo Ferraz; a presidente da APEMINAS, Célia Cunha Mello; entre vários outros especialistas convidados.

Para participar do evento os interessados deverão realizar sua inscrição por meio do site do IMDA. Lá também está toda a programação do evento: https://www.imda.com.br/xii-congresso-mineiro-de-direito-administrativo/

Sobre o IMDA e o Congresso

O IMDA congrega professores e profissionais reconhecidos na área e tem como principais objetivos: elaborar, divulgar e promover debates e intercâmbio intelectual na área do Direito Administrativo e colaborar com os poderes públicos no aperfeiçoamento institucional.

O período da pandemia resultou em grandes transformações nas relações sociais e institucionais, influenciadas pelas mudanças tecnológicas típicas da era digital. No campo do Direito Administrativo o momento foi fértil em mudanças legislativas, notadamente com a edição da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos e de alterações significativas na Lei de Saneamento Básico, na Lei de Improbidade Administrativa, entre outras.

Diante desse contexto, os dias de hoje apresentam ao estudioso do Direito Administrativo o desafio de refletir sobre as "Perspectivas de um direito administrativo em movimento" – tema do Congresso.

Diversamente das edições anteriores, o XII Congresso Mineiro de Direito Administrativo será retomado com programação mais enxuta e contará com a participação exclusiva de juristas mineiros, consagrando a tradição do IMDA do debate dos temas atuais da área em âmbito regional e nacional.
Este Congresso é, ainda, um convite que inaugura a comemoração dos 35 anos do IMDA, que ocorrerá em 2023.

Luiz Gustavo Ribeiro / Coodenadoria de Jornalismo e Redação