Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Parceria entre TCE e Receita Federal realiza curso sobre Fundos de Políticas Públicas

16/11/2022

Com o objetivo de auxiliar os presidentes dos conselhos municipais e gestores das áreas de assistência social e contabilidade na criação, manutenção e regularização dos Fundos da Criança e do Adolescente e do Idoso, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) firmou uma parceria com a Receita Federal na realização de um curso para falar sobre as responsabilidades e orientações desses fundos.

Desenvolvido de forma online, a capacitação foi transmitida pelo canal da TV TCE, no YouTube, hoje, 16 de novembro. O coordenador de Capacitação da Escola de Contas, Renê Lage, foi o responsável pela apresentação e mediação do evento.

O primeiro palestrante foi o analista tributário da Receita Federal do Brasil, Paulo Marcelo Bondesan da Silva. Paulo deu explicações de como criar os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso, incluindo um passo a passo desde a criação das leis dos fundos até a efetivação dos cadastros junto ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. O analista ainda falou sobre a regularização das pendências nos fundos e as principais inconsistências e formas de correção. “Espero ter contribuído para vocês alcançarem a meta de ter o Fundo e captar recursos para criar as políticas públicas relacionadas tanto à infância e adolescência quanto ao idoso”, finalizou.

Depois de um intervalo para o almoço, a secretária Municipal de Assistência Social de Serranópolis de Minas e Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dannielle Alves Cantuario, falou sobre questões práticas da gestão dos fundos, evidenciando a gestão compartilhada entre os Conselhos de Políticas Públicas e a Prefeitura, no âmbito dos recursos dos Fundos da Criança e do Idoso. Danielle ressaltou que os Conselhos de Políticas Públicas têm como objetivos permitir a participação do cidadão na formulação, implementação e controle das políticas públicas e aproximar Estado e Sociedade na realização das políticas, favorecendo a participação cidadã. Afirmou, ainda, que esses Conselhos também são conhecidos como Conselhos de Direitos, na medida em que atuam na garantia e efetivação de direitos fundamentais.

Em seguida, Marcos Gregório Borges, gestor de Projetos na área de Cidadania Fiscal e Coordenador Técnico das ações de incentivo à Campanha Destinação do Imposto de Renda na Receita Federal do Estado de São Paulo foi convidado para mediar uma interação entre os palestrantes e o público, que participou com o envio de perguntas.

Encerrando o ciclo de aulas, o representante de Cidadania Fiscal da 6ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil, Sérgio Mascarenhas Santos, apresentou as ferramentas de gestão SWOT e 5W2H, na intenção de auxiliar os gestores municipais na construção de um singelo plano de ação que possa viabilizar o funcionamento dos fundos em seu município.

Palestra parte da manhã

Palestras parte da tarde

 

Fred La Rocca / Coordenadoria de Jornalismo e Redação