Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE elabora '1º Relatório de Acompanhamento do Regime de Recuperação Fiscal do Estado'

17/11/2022

Servidores da CFAMGE elaboraram relatório atualizado sobre a situação fiscal do estado - Foto: Felipe Jácome
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Avaliação da Macrogestão Governamental do Estado (CFAMGE), elaborou e divulgou o “1º Relatório de Acompanhamento do Regime de Recuperação Fiscal do Estado de Minas Gerais”. O documento, já disponibilizado no portal “Fiscalizando com o TCE”, apresenta detalhes atualizados sobre a situação fiscal do estado e a sua busca pelo equilíbrio das contas públicas.
 
O relatório foi elaborado pelos analistas de controle externo Rafael Auad Gama, Guttenberg Quinoca da Silva e Gilza Maria Lima Guimarães, sob a supervisão da coordenadora da CFAMGE, Ana Carolina de Macedo e Marques Lanna. Os servidores explicaram que o documento apresenta o “status atual” da adesão ao plano de recuperação fiscal. 
 
Segundo os analistas do TCE, Minas Gerais é um dos estados que tem convivido, exceto no último exercício, com sucessivos déficits fiscais e orçamentários. Nesse cenário, boa parte da despesa com o serviço da dívida contratual, entre junho 2018 e junho de 2022, não foi paga em razão de decisões judiciais, o que gerou um passivo de R$ 41,641 bilhões e, por isso, uma das alternativas apontadas pelo Estado tem sido a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, como forma de equilibrar as contas públicas.
 
 
De acordo com a equipe da CFAMGE, “neste primeiro relatório, objetivou-se acompanhar o processo de adesão do Estado de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal, especialmente diante dos efeitos que podem ser gerados nas contas estaduais, sem se desconsiderar as limitações de ordem administrativa e financeira que deverão ser observadas por todos os poderes, órgãos, entidades e fundos estaduais durante a vigência do regime".
 
O relatório traz informações claras a qualquer cidadão mineiro que queira ficar por dentro da situação fiscal do estado.
 
Para ter acesso ao relatório na integra, clique aqui.
 
 

 Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação