Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG e Prefeitura de Nova Lima assinam termo para adoção do "Na Ponta do Lápis" na cidade

24/11/2022

Foto: Arquivo Pessoal (prefeito de Nova Lima)
O Tribunal de Contas de Minas Gerais e a Prefeitura de Nova Lima assinaram, na quarta-feira (23/11), um termo de cooperação para a adoção do aplicativo Na Ponta do Lápis pela Rede Pública de Ensino do município da Grande BH. A solenidade, que teve a presença do conselheiro Cláudio Terrão e do prefeito João Marcelo Dieguez, ocorreu no Teatro Municipal Manuel Franzen de Lima, no centro de Nova Lima. 
 
Com a adoção do aplicativo, os próprios alunos, professores, funcionários e cidadãos podem avaliar a estrutura física e qualidade dos serviços ofertados, como salas de aula, bibliotecas, laboratórios, material didático, refeitórios e quadras. O conselheiro Cláudio Terrão reforçou que o aplicativo é “um instrumento de controle social que aproxima a sociedade do poder público, no exercício do legítimo direito de interagir com as autoridades e requerer os devidos encaminhamentos para a resolução dos problemas que afetam a comunidade escolar”.
 
Terrão lembrou que a ferramenta é importante não apenas para a sociedade, mas também para os gestores públicos. “O “Na Ponta do Lápis” é um excelente instrumento de gestão, pois favorece a gestão pública a entender problemas que precisam ser resolvidos, ter uma visão gerencial sobre toda a ordem de ocorrências, qualificando e auxiliando a tomada de decisão”. O conselheiro informou, ainda, que o TCEMG irá oferecer treinamentos para alunos, professores e comunidade escolar para o bom uso da ferramenta.
 
O prefeito de Nova Lima, João Marcelo, afirmou que “caminhamos para o fortalecimento da gestão democrática na educação de Nova Lima. Esta é uma parceria que vai nos permitir monitorar a adequação da infraestrutura de nossas escolas e a qualidade dos serviços prestados com acesso para toda a comunidade escolar”.
 
Participaram da solenidade a chefe de gabinete do conselheiro Cláudio Terrão, Rachel Carvalho, o secretário de Educação de Nova Lima, Pedro Dornas, e representantes da sociedade civil novalimense. 
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação