Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG emite parecer prévio pela aprovação com ressalvas das contas de 2020 do governador

07/12/2022

Foto: Felipe Jácome
O Tribunal de Contas de Minas Gerais emitiu, nesta quarta-feira (07/12), parecer prévio pela aprovação com ressalvas das contas do governador Romeu Zema, referente ao ano de 2020. A decisão foi tomada por unanimidade pelos conselheiros, durante sessão extraordinária do Tribunal Pleno. O processo nº 1.101.512, aprovado por 6 votos a 0, retornou à pauta após pedido de vista do conselheiro Durval Ângelo, que acolheu os votos dos conselheiros relator, Cláudio Terrão, e revisor, Gilberto Diniz. Em seguida, os conselheiros Wanderley Ávila, José Alves Viana e Adonias Monteiro também votaram pela aprovação com ressalvas das contas do governador.
 
O relator e revisor do processo ressaltaram que 2020 foi o ano de início da pandemia da Covid-19, que representou queda nas receitas do Estado e aumento nas despesas na área da saúde. O TCEMG fez dezenas de determinações e recomendações ao governo estadual, como observância dos limites de gastos com pessoal, cumprimentos dos mínimos constitucionais em saúde e educação, monitoramento de renúncia de receitas e aprimoramento dos controles internos do estado.
 
O parecer prévio do TCEMG será enviado para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, órgão responsável pelo julgamento das contas do chefe do Poder Executivo mineiro. 
 
Assista, abaixo, às sessões de 29/06 e 07/12. As fotos estão no Flickr do TCEMG
 
 

 

 
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação