Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Biblioteca entrega atualização dos atos normativos do TCEMG

22/03/2023

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conselheiro Gilberto Diniz, parabenizou, em sessão da Tribunal Pleno desta quarta-feira (22/03), a equipe da Coordenadoria de Biblioteca e Gestão da Informação (CBGI) pela conclusão do projeto de atualização de todo o legado dos atos normativos do TCEMG.
 
A mudança permitiu que, agora, quem pesquisa cada ato normativo, como portarias, resoluções, instruções normativas, editais, orientações técnicas, ordens de serviços e o regimento interno, consiga visualizar, no TC Legis (clique aqui), sistema de pesquisa de legislações municipais e normas do Tribunal, em três versões: original, compilado e atualizado. 
 
Desde 2018, técnicos da Coordenadoria de Biblioteca e Gestão da Informação avaliaram e atualizaram cerca de 5.300 atos normativos da Casa. Cada norma foi verificada e atualizada. “E o serviço continua com o acompanhamento do Diário Oficial de Contas e, a cada atualização publicada, a gente promove a alteração no sistema TC Legis”, destacou a analista Jordana Castro, uma das integrantes do projeto. 
 
Participaram da construção do trabalho, ainda, os servidores Ariadne Teixeira, Luzia Moraes, Cláudia Fernandes, Diogo Ferreira, José do Carmo Marciano, Ana Marta Araújo e Ana Carolina Ferreira. 
 
Biblioteca do TCEMG
 
Com um acervo de 29 mil livros físicos e cerca de 15 mil obras digitais, a biblioteca do TCEMG, criada em 1956, atualmente é um centro de informações, que realiza processos de identificação, seleção, armazenamento, tratamento, organização e disseminação de informações especializadas para todo o Tribunal.
 
A biblioteca, que tem o nome de Aloyzio Alves da Costa em homenagem ao ex-presidente do TCEMG por três mandatos, é especializada nas áreas jurídica, contábil e financeira e possui um vasto acervo digital, com artigos, fascículos e livros na íntegra. O acervo da biblioteca digital está incorporado no catálogo bibliográfico Sophia. (Clique aqui).
 
Nos últimos anos a coordenadoria fez, ainda, a organização e disseminação das consultas respondidas pelo TCEMG, com acesso público e simples, facilitando a pesquisa pelos jurisdicionados e pela sociedade. A CBGI elabora, também, boletins e pesquisas temáticas para disseminar informação na Casa e no portal do Tribunal.
 
A coordenadora Ana Carolina Ferreira explica que, sem deixar de lado o acervo físico e o espaço de estudos e consultas, a biblioteca do TCEMG, em consonância com o mundo moderno, reforça sua atuação na disseminação de conteúdo digital. “Nossa equipe tem empreendido esforços no sentido de incrementar todo o acervo digital da nossa biblioteca. Todas as práticas, técnicas e instrumentos adotados no âmbito do fazer biblioteconômico têm a importante função de mediação da informação. Assim, a biblioteca desempenha um relevante papel social na contribuição para a transferência e democratização do acesso à informação”. 
 
A diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé, destaca que “a biblioteca disponibiliza grande acervo, tanto físico quanto virtual, para todo o Tribunal. Assim, ela contribui diretamente para a gestão do conhecimento dentro do TCEMG”. 
 
A biblioteca do TCEMG fica aberta das 7 às 19 horas, em dias de funcionamento da Corte de Contas. Em um espaço de quase 600 metros quadrados, recebe servidores, alunos da escola de contas, pesquisadores e público em geral. Entre obras do direito, da administração pública e do controle externo, a biblioteca possui também livros de autores renomados e espaços para estudo. Se você ainda não a conhece, não perca mais tempo. Acesse também o portal da biblioteca, no site da Escola de Contas do TCEMG.
 
Confira, abaixo, a reportagem da TV TCE sobre o trabalho da CBGI.


Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação