Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Municípios devem enviar dados de obras e serviços de engenharia ao TCEMG dentro do prazo legal

27/03/2023

Obras públicas - imagem de arquivo
Os municípios mineiros devem enviar ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, por meio do Sistema de Informações de Serviços de Engenharia e Obras Públicas de Minas Gerais (SISOP-MG), todas as informações e documentos referentes aos contratos de compras, obras e serviços de engenharia executados. Esses dados devem ser enviados tempestivamente, de acordo com a Instrução Normativa (IN) 01/19, do TCEMG, que fixa em cinco dias contados a partir da publicação do edital de licitação, da expedição do convite ou da abertura de processo de dispensa de licitação. 
 
A instrução normativa do tribunal ainda define que, na execução das obras e serviços de engenharia, os dados devem ser enviados até o último dia subsequente ao mês de referência. Os municípios devem enviar as informações apenas via SISOP, respeitando os módulos referenciais (Edital ou Obra).
 
Técnicos da Corte de Contas realizaram uma ação de fiscalização no formato acompanhamento, em 2021, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento dos editais, projetos e contratos de obras e serviços de engenharia, por meio do acompanhamento e análise de informações e documentos encaminhados via SISOP-MG. Nessa ação, constatou-se grande intempestividade no envio das informações ao sistema por parte dos municípios mineiros.
 
O Tribunal de Contas mineiro reforça que, conforme o artigo 6º da IN 01/2019, “as inconsistências, a ausência de remessa, o envio fora do prazo ou a substituição fraudulenta de informações e documentos poderão ensejar a aplicação das sanções previstas na Lei Complementar Estadual nº 102, de 17 de janeiro de 2008, bem como o registro do órgão ou entidade na Matriz de Risco do Tribunal”.
 
Desde janeiro de 2020, o SISOP-MG é a ferramenta em que os municípios mineiros devem, obrigatoriamente, enviar dados e documentos sobre obras e serviços de engenharia aos TCEMG. As informações geram conhecimento, permitindo a melhor tomada de decisões, fortalecem a transparência e auxiliam no controle social das gestões públicas. 
 
Para conhecer o SISOP-MG, clique aqui.
 

 Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação