Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conselheiros municipais de Educação de BH participam de palestra sobre orçamento público no TCEMG

12/05/2023

Conselheiro-substituto Telmo Passareli palestra para conselheiros municipais de Educação da capital - foto: Vinícius Dias
Fazer uma apresentação sobre orçamento público e mostrar os resultados da Fiscalização Ordenada Nacional, ação dos tribunais de contas de todo o país que fiscalizaram as condições das escolas públicas. Com esses objetivos, o Tribunal de Contas mineiro recebeu, nesta quinta-feira (11/05), conselheiros municipais de Educação de Belo Horizonte. As palestras foram feitas pelo conselheiro-substituto Telmo Passareli e pelo coordenador de Auditoria dos Municípios, Thiago Henrique da Silva, no auditório da Escola de Contas.
 
Passareli fez uma apresentação sobre orçamento público. Ele falou sobre as competências dos conselhos municipais de Educação, explicou conceitos abarcados em um orçamento público, mostrou aspectos legais que envolvem os recursos financeiros e apresentou os princípios orçamentários, tais como legalidade, especificação, não afetação da receita e proibição do estorno de verbas. Telmo Passareli lembrou aos conselheiros municipais que todas as políticas públicas devem estar inseridas na lei orçamentária, e que esta é aprovada para o ano seguinte.
 
Thiago Henrique, que coordenou a ação fiscalizatória em 34 escolas públicas mineiras, no fim de abril, apresentou os resultados obtidos pelo TCEMG após a conclusão dos relatórios. Ele reforçou que uma escola de qualidade influencia positivamente na absorção de conhecimento e formação cidadã dos alunos. O coordenador destacou que proferir palestras aos conselheiros municipais de Educação é uma ação positiva do TCE, pois “capacita e estimula o controle social”. 
 
Veja fotos da apresentação clicando abaixo. 
 

Apresentação para conselheiros municipais de educação de BH sobre orçamento público


Lucas Borges/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação