Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conselheiro ouvidor destaca 11 anos da Lei de Acesso à Informação

17/05/2023

Conselheiro Cláudio Terrão destacou os benefícios da lei ao longo dos últimos anos
A Lei de Acesso à Informação completou 11 anos nesta terça-feira (16). Considerada um avanço na transparência pública, a norma foi instituída no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) na época em que o conselheiro Cláudio Terrão ocupava o cargo de ouvidor da Corte de Contas. Não por acaso, depois de mais de uma década, Cláudio Terrão volta a ocupar o cargo de ouvidor e comenta os benefícios da lei ao longo dos últimos anos. 

A lei regulamentou o direito de acesso às informações de órgãos governamentais e contribuiu significativamente para o exercício da cidadania e da transparência dos atos públicos. No Tribunal de Contas, o acesso à informação é feito pelo “Fale com o TCE”, um canal que funciona para atender às demandas de informações, mas com grande participação da ouvidoria. 

“A ouvidoria é um órgão de diálogo, de interlocução. Então, o cidadão tem na ouvidoria, em geral, a sua primeira salvaguarda no que diz respeito ao conhecimento e informações mais elementares [...] Um cidadão que queira fazer o seu papel de ‘controlador’, querendo saber se os recursos estão sendo gastos adequadamente, como ele pode fazer isso se não tiver acesso às informações de um município ou do próprio Tribunal de Contas, por exemplo? Ele precisa de uma porta de entrada, que tende a ser a ouvidoria”, reconheceu o conselheiro. 
 
 

Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação