Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Coordenadora do TCEMG fala de combate à corrupção em Seminário de Direito Administrativo Sancionador

05/07/2023

Professora Luciana Raso Sardinha

“Nada é mais propício para a prevenção contra os ilícitos administrativos que a conscientização e a capacitação dos agentes públicos. É nisso que acreditamos”. Foram as palavras da professora Luciana Raso Sardinha, coordenadora de Pós-Graduação da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do TCEMG e presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA), na abertura do IV Seminário de Direito Administrativo Sancionador, nesta manhã (5 de julho), no Auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais.

O seminário chega à sua quarta edição com a finalidade de fomentar a discussão e a produção de conhecimento acerca do Direito Administrativo Sancionador; a aplicação do regime disciplinar; a responsabilização de pessoas jurídicas; a integridade, a transparência, a prevenção e o combate à corrupção.

Esta IV edição, ainda nas palavras da professora Luciana, tem o objetivo de promover reflexões sobre "temas palpitantes e atuais”, além de sensibilizar os agentes públicos  acerca da necessidade da atualização e da modernização do Estatuto dos Servidores do Estado de Minas Gerais, criado por meio da Lei n. 869, de 1952. “Essa ação favorece o servidor, a sociedade, diminuindo ou, quiçá, extinguindo a corrupção”, comemora a professora. 

O evento contou, em sua abertura, com a apresentação de um vídeo encaminhado pelo governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, que agradeceu a iniciativa e parabenizou os responsáveis pelo evento. Zema esclareceu que, a despeito dos 71 anos, o estatuto não sofreu alterações e, portanto, é imperativo adequá-lo à legislação em prol da melhoria e da modernização do serviço público.

O controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, e o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa, ao cumprimentarem os presentes, defenderam a necessidade de amplo debate para alterar as centenas de artigos que compõem o estatuto do servidor público civil. Sérgio Pessoa ressaltou a importância da interação da Controladoria com a Advocacia-Geral e da aproximação dessas duas instâncias com a academia para a produção do conhecimento teórico. Segundo Pessoa, essa interação permitirá estabelecer estratégias e evoluir nos normativos. Fontenelle defende o debate público como crucial para se alcançar uma legislação que atenda aos atuais anseios e necessidades da sociedade contemporânea.

Além de outros administrativistas, o procurador na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e professor de Direito da UFMG, Florivaldo Dutra de Araújo, e a servidora do TCEMG, também  membro do IMDA, Daniela Melo, participaram do seminário, que está sendo transmitido pelo canal Youtube da CGEMG.

 


 Denise de Paula / Coordenadoria de Jornalismo e Redação