Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Nova Lima oficializa implantação do aplicativo 'Na Ponta do Lápis' em 100% das escolas municipais

03/08/2023

Foto: Daniele Fernandes

Uma solenidade na manhã desta quinta-feira (3), no auditório Vivaldi Moreira, com a presença de mais de 150 alunos da rede pública municipal da cidade de Nova Lima oficializou o termo de cooperação firmado entre o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e a Prefeitura, para a implantação do programa “Na Ponta do Lápis” em todas as 28 escolas municipais da cidade.


Nova Lima é a primeira cidade mineira a aderir de forma integral o programa e incluir todas as suas escolas no projeto. A partir de agora, toda a rede de ensino municipal poderá avaliar a estrutura física e a qualidade dos serviços ofertados, como salas de aula, bibliotecas, laboratórios, material didático, refeitórios e quadras. A partir destes dados, o TCE mineiro poderá exercer o seu papel de fiscalização e atuar para que a qualidade da educação melhore em todo o município.  


O evento contou com a presença do conselheiro Cláudio Terrão, responsável pelo lançamento do programa ainda em 2017, quando presidia o TCE mineiro. Em uma mensagem de incentivo aos alunos, o conselheiro destacou o poder transformador da educação e agradeceu o empenho e a participação dos estudantes na implantação do projeto em Nova Lima.


“A transformação da educação depende sobretudo de vocês, então, a mensagem é: acredite em você! Há um potencial em cada um de vocês, alunos. Além dos seus familiares, pais e parentes, as pessoas mais importantes neste período da vida são os seus professores. São eles que poderão contribuir nisso que acabei de dizer, que é desenvolver em vocês a crença de que são capazes de realizar os seus sonhos”, disse o conselheiro.


A diretora da Escola de Contas do TCEMG, Naila Mourthé
, fez uma apresentação do aplicativo aos alunos e num bate papo descontraído, com a participação ativa dos estudantes, chamou a atenção para a importância do projeto no desenvolvimento da educação.  Naila Mourthé também reconheceu a adesão da Secretaria Municipal de Educação de Nova Lima, que acreditou no projeto.


“Essa sistemática de aplicação fomenta a participação cidadã responsável em relação à educação e transforma dados em informações gerenciais, para que os recursos sejam efetivados e aplicados. A nossa expectativa é que os municípios façam a adesão. Estamos criando um case e eu tenho muita expectativa que seja um case de sucesso, e a partir daí, teremos um potencial de replicação para outras gestões municipais”, disse a diretora da escola.


Silene Mércia Ribeiro, subsecretária municipal pedagógica, participou do evento. Ela demonstrou boas expectativas na utilização da ferramenta e agradeceu o empenho do Tribunal de Contas na execução do programa. “Essa parceria com o Tribunal é de extrema importância. O TCE vai poder nos ajudar no controle da aplicação das verbas, da política pública, acompanhando para saber se estão chegando até a ponta estes investimentos necessários  para que os alunos tenham uma aprendizagem eficiente”, declarou ela.   


A diretora-geral do TCE, Poliane Rosa Patrocínio, fez questão de recepcionar os mais de 150 alunos e seus professores e acompanhou todo o evento. “É uma honra recebê-los! Tenho o prazer de participar deste evento, principalmente pela iniciativa de aplicação do programa Na Ponta do Lápis, que é tão importante para nós do Tribunal de Contas, quanto para vocês, das escolas e das secretarias de educação. Eu estou muito feliz de ver aqui essa moçada nova, essas carinhas boas, e espero que todos aproveitem e conheçam um pouco do que é o Tribunal de Contas”, afirmou a diretora.  

Vejam as fotos em nosso Flickr!




Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação 

Visita dos alunos das escolas de Nova Lima ao TCEMG para apresentação do Na Ponta do Lápis