Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Denunciante e prefeitura fecham acordo sobre licitação do transporte em Vespasiano

29/08/2023

Foto: Daniele Fernandes

 Um acordo foi fechado, nessa segunda-feira, 28 de agosto, entre a Prefeitura de Vespasiano e o Consórcio Linha Verde. A empresa é autora de uma denúncia (processo 1144801) no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), que causou a paralisação do processo de escolha da nova prestadora do serviço de transporte coletivo na cidade, por medida cautelar da Primeira Câmara, em maio deste ano.

Para que as partes chegassem ao consenso, o relator do processo, conselheiro Agostinho Patrus, promoveu - na sede do TCEMG - uma “mesa de conciliação”, onde atuou como mediador.

Da prefeitura, estiveram presentes o procurador-geral, Rodrigo do Carmo Faria; o secretário de Defesa, Willian Soares Santos; o pregoeiro Wanderson Martins Gomes; e o consultor técnico Ricardo Mendanha. Da denunciante compareceram a assessora jurídica Michelle Guimarães Carvalho Guedes e a assessora técnica Gabriela Megre de Lima. Participaram ainda a deputada estadual Nayara Rocha, que concentra seu eleitorado em Vespasiano; o coordenador em exercício de Fiscalização de Concessões e Privatizações do TCEMG, Fernando Murta Ferreira Duca; além de servidores do gabinete do relator.

A mesa discutiu os apontamentos realizados pelo Consórcio Linha Verde, e a Prefeitura de Vespasiano se comprometeu a adequar o novo edital de licitação aos termos debatidos. Entre esses apontamentos, está o compromisso da prefeitura de readequar o itinerário das linhas ao limite do município, tão logo seja técnica e economicamente viável, de modo a não comprometer o transporte intermunicipal.

Segundo o conselheiro Agostinho Patrus, as ações que existiam no TCE sobre esse assunto serão finalizadas com o cumprimento do acordo firmado. “O importante é que não haja interrupção do serviço e, com essa reunião, atingimos essa questão essencial”, ressaltou. Atualmente, o contrato de transporte público do município é praticado de forma emergencial e tem vigência temporária até a retomada da licitação. Anualmente, cerca de 600 mil usuários utilizam o transporte público em Vespasiano.

Além do acordo para alteração no edital, o consórcio se comprometeu a desistir, com a anuência da prefeitura, do mandado de segurança impetrado com o mesmo objeto.

 


Com informações do gabinete do relator



Vejam as fotos do encontro

Mesa de Conciliação: Prefeitura de Vespasiano e Consórcio Linha Verde




Assista a matéria da TVTCE