Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente do TCE participa de evento em comemoração ao Dia Internacional da Anticorrupção

06/12/2023

Créditos: Daniele Fernandes

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Gilberto Diniz, participou, na manhã dessa quarta-feira (06/12/23), no Salão Vermelho da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, do evento em comemoração à Semana Contra a Corrupção 2023, promovido pela Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção (ARCCO-MG).

O coordenador Executivo da ARCCO, promotor de justiça Daniel de Sá Rodrigues, deu as boas-vindas aos presentes, ressaltando a necessidade de fortalecer a transparência e o controle social na gestão pública. “Sem jeitinhos e sem subterfúgios e sempre com o olhar na defesa da ética e da integridade”, salientou o coordenador, que acrescentou que os órgãos de controle não podem deixar de se unir em prol do combate à corrupção, referindo-se às ações conjuntas desenvolvidas pela ARCCO, que já arrecadou mais de R32 milhões em acordos de leniência, recursos que foram revertidos em prol da sociedade.

Também deu boas-vindas aos participantes o procurador-geral de Justiça Adjunto Institucional, Carlos André Mariani Bittencourt, representando o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, que, ao discorrer sobre a defesa do patrimônio público, enfatizou o comprometimento não só do Ministério Público, mas de todas as instituições que integram a ARCCO, no combate ao crime organizado e em defesa da probidade administrativa. Bittencourt citou o trabalho da Unidade de Combate ao Crime Organizado (UCC) do Ministério Público, tendo alertado que se “não unirmos os nossos esforços para combater a corrupção, não caminharemos bem no futuro”.

O governador Romeu Zema, presente no evento, enfatizou que “o combate à corrupção nunca vai acabar, comparando-o a uma faxina na casa, que precisa ser realizada a cada dia. Zema ressaltou a necessidade de a Administração Pública contar com “mecanismos  que façam com que os problemas sejam detectados e solucionados rapidamente", atribuindo à morosidade a causa para a ineficácia das soluções. “Se a solução só vem 5, 10 anos depois, compromete a eficácia”, explicou o governador, que defendeu que o trabalho da ARCCO, por ser em conjunto, torna-se mais eficaz.

Romeu Zema também salientou os acordos de leniência que devolveram milhões aos cofres públicos e finalizou reforçando que “onde se combate a corrupção, têm-se mais desenvolvimento, saúde, saneamento básico e educação”.

Compuseram, ainda, a mesa de honra do evento que comemorou o Dia Internacional da Anticorrupção o corregedor-geral do Ministério Público, Mário Drumond da Rocha; o desembargador João Cancio de Mello Junior, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur  Filho; a ouvidora do Ministério Público de Minas Gerais, Nádia Estela Ferreira Mateus; a procuradora da República, Letícia Ribeiro,  o subprocurador-geral do MPMG, Daniel de Carvalho Guimarães; e a vice-presidente da Associação Mineira do MPMG, Luz Maria Romanelli de Castro.


Denise de Paula - Coordenadoria de Jornalismo e Redação