Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente da 2ª Câmara presta homenagem ao conselheiro José Alves Viana

26/03/2024

Imagem: TVTCE

 A despedida do conselheiro José Alves Viana, devido a sua aposentadoria, lhe rendeu novas homenagens durante a 6ª Sessão Ordinária da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), realizada nesta terça-feira (26). O presidente do colegiado, conselheiro Wanderley Ávila, demonstrou sua amizade, seu respeito e seu reconhecimento ao companheiro de vida pública em um discurso que emocionou os presentes. 



Leia na íntegra o pronunciamento: 

“Comovo-me em excesso, por natureza e por ofício, acho medonho alguém viver sem paixões”. (Guimarães Rosa)
Recorro a Guimarães Rosa, ilustre alagoano mineiro, como você mesmo gosta de dizer e ser chamado: “ALAGOEIRO”, que tão bem viveu e retratou aquela gente tão forte e tão boa, para render minha singela homenagem a alguém que soube e sabe viver intensamente a vida, empregando em cada gesto, em cada ação e em cada fala todo o equilíbrio, serenidade e sobriedade que o caracterizam e que são sinais marcantes da sua personalidade cativante.


Falo de alguém que há quase 75 anos no distrito de “Par de Conchas”, depois Pariconha, no município de Água Branca, no sertão alagoano, na microrregião do sertão do São Francisco, no Estado de Alagoas, veio ao mundo para escrever sua história impar que deve servir de modelo e exemplo para todos que desejarem viver a vida com zelo e paixão, alguém que acabou fazendo opção por firmar residência na nossa Minas Gerais, na cidade de Curvelo, também conhecida como “Coração de Minas”, para dali irradiar suas luzes.
Cumprindo a missão para a qual foi designado, qual seja, a de servir, veio a se formar em medicina, lá no Norte de Minas, em Montes Claros, especializando-se em pediatria para cuidar daqueles irmãos pequeninos e mais vulneráveis, as nossas crianças, e também em anestesiologia.


Atendendo a uma outra vocação, acabou por se eleger vereador na “sua” Curvelo, pelos idos de 1983, quando nossos caminhos começaram a se cruzar. Na caminhada pela vida pública, foi também prefeito de Curvelo 1989 a 1992 e, expandindo horizontes, elegeu-se deputado estadual na 14ª Legislatura, no ano de 1999, permanecendo na Assembleia até a 17ª legislatura, passando por todos os cargos representativos daquela Casa, inclusive a presidência, até que no ano de 2012, quando, por eleição dos pares, foi escolhido para compor a Corte de Contas do Estado de Minas Gerais, na condição de Conselheiro, tendo tomado posse em 1º de agosto daquele ano e, uma vez mais, galgando todos os postos – inclusive a presidência – deste tribunal.


Além da sua trajetória vitoriosa na vida pública profissional, no campo pessoal não foi diferente, pai de amor extremado de cinco filhos e avô zeloso de sete netos, construiu, junto com a amada esposa Cida, companheira de toda uma vida, aquele núcleo de pessoas que podemos chamar família, célula mãe de toda comunidade, mais uma vez um saudável exemplo a ser seguido.
Falo aqui do amigo irmão Conselheiro José Alves Viana, também meu companheiro de estrada, desde quando ele vereador em Curvelo e eu prefeito em Pirapora, ou de quando ele prefeito de Curvelo e eu, então, já deputado junto à assembleia onde viemos a conviver a partir do ano de 1999 e, para coroar a caminhada, juntos novamente aqui no Tribunal a partir do ano de 2012 até os dias de hoje.
Posso afirmar meu caro irmão Conselheiro Viana, que foi para mim um privilégio ter podido compartilhar com o amigo e sua família grande parte da jornada de nossas vidas. Contigo muito aprendi e muito pudemos dividir e somar. Sou testemunha da pessoa humana única, da sinceridade, da solidariedade, do companheirismo, da honradez, da honestidade e dedicação que representa e que carrega em si. Sou feliz por esse privilégio e rogo ao Deus de todo amor e bondade que continue te abençoando neste que não é um novo caminho, mas somente uma forma diferente de caminhar a partir de agora.


Pode ter certeza, fraterno parceiro, que você combateu o bom combate e que guardou a fé, que sua história foi e continuará sendo de muita luz e muita paz e beleza, que o seu exemplo permanecerá para todo o sempre com aqueles que contigo puderam e podem caminhar.

Meu mais sincero obrigado pelo muito da nossa convivência até então.
 
 

Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação