Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG incorpora a ferramenta gov.br a seu sistema processual, o e-TCE

10/04/2024

A partir desta quinta-feira, 11/04/2024, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais vai incorporar a ferramenta gov.br a seu sistema processual, o e-TCE. O recurso tecnológico servirá como base de teste para a futura unificação do acesso do público externo a todos os sistemas do Tribunal.

A medida foi anunciada pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conselheiro Gilberto Diniz, em sessão de Tribunal Pleno realizada hoje (10/04/2024). Ele acrescentou que “tal incorporação foi possível a partir do convênio celebrado com o governo federal para cessão de uso da ferramenta gov.br, que é meio de acesso seguro, unificado e gratuito para usuários de serviços públicos digitais no Brasil”. Na oportunidade, o presidente aproveitou para agradecer o esforço dos servidores e colaboradores envolvidos nesse trabalho.

Os estudos da área de informática da Corte de Contas se aceleraram com o projeto de Aprimoramento do Sistema de Gestão de Identidade (SGI). Os responsáveis pelo escopo, apresentado em julho de 2023, apresentaram muitas justificativas para a sua realização, principalmente as dificuldades de comunicação com os jurisdicionados (órgãos sujeitos à fiscalização do TCE) a partir dos contatos cadastrados. Também citaram a ausência de uma base de dados centralizada que possa ser utilizada e compartilhada para todos os sistemas do TCEMG.

Segundo o site do governo federal, “a Plataforma Rede GOV.BR é uma ferramenta exclusiva da Rede Nacional de Governo Digital, iniciativa da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (SGD/MGI) que possui a finalidade de promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática de Governo Digital no setor público”. Informa, ainda, que “a plataforma de inteligência estratégica foi desenvolvida pela Macroplan Analytics, mediante parceria firmada entre o Ministério de Gestão e Inovação dos Serviços Públicos e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).”.


Márcio de Ávila Rodrigues/Coordenadoria de Jornalismo e Redação