Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Diretora do Tribunal de Contas defende 'reconhecimento, prevenção e punição' durante evento sobre assédio no TRF-6

08/05/2024

Fotos: Vinícius Dias

 A diretora da secretaria da 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Flávia Ávila, destacou três pilares no combate e prevenção ao assédio moral e sexual, durante uma roda de conversa no Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) na tarde desta quarta-feira (8). A “Roda de Conversa sobre Estratégias de Prevenção ao Assédio” reuniu diversos especialistas no assunto, com o objetivo de aprofundar o entendimento dos servidores e gestores do Tribunal Federal.


Ao se pronunciar, Flávia Ávila compartilhou sua experiência à frente da coordenadoria da Corregedoria do TCE na última gestão e aconselhou a aplicação de algumas medidas no TRF6.
Segundo ela, três pilares contribuíram para o trabalho de prevenção ao assédio moral e sexual no Tribunal de Contas: reconhecimento, prevenção e punição.


“Como estratégias para o próprio TRF, eu traria muito da nossa experiência. Da divulgação de material sobre o assunto, conceitos, campanha de prevenção com uma linguagem simples, com imagens impactantes e que possam atingir as pessoas. E que as pessoas entendam que aquela atitude é assédio, porque muitas vezes elas ainda acham que atitudes antigas podem continuar sendo feitas hoje, e hoje a gente já sabe que aquilo é uma ação, uma atitude de assédio”, destacou.


Flávia Ávila também aconselhou a continuidade das campanhas internas. De acordo com ela é importante que as gestões seguintes continuem com as ações para que a cultura de combate e prevenção ao assédio seja implantada de forma definitiva.


"O importante é mostrar que não basta que essas ações sejam feitas uma vez e acabou. Elas têm que ter continuidade, periodicidade, permanência. Então, o assunto não pode morrer. E isso é uma das principais coisas que eu acho que a gente tem que trazer, que o Tribunal tem feito, é que, independente da mudança de corregedor e de ouvidor, independente da mudança de gestão, esse assunto continua como um tema”, afirmou.

O evento foi transmitido ao vivo por meio do aplicativo Teams e ficará disponível para os servidores do TRF6. 

Participações- O bate-papo foi mediado pela presidente da Comissão de Enfrentamento ao Assédio, doutora Anna Cristina e contou com o desembargador Álvaro Ricardo de Souza Cruz, o representante da magistratura Felipe Gouveia, a representante da justiça restaurativa Ana Carolina Ramos Jorge, além das psicólogas Cátia Simone Pereira Brandão e Cristiana Neves Pinto Amaral Morelli. Também participaram a servidora da Coordenadoria de Conciliação do TRF6, Sheila Melissa Ávila Teixeira, Bianca Figueiredo Ribeiro, representante dos terceirizados do TRF6, Núbia Alice Araújo Alves, representando os estagiários do TRF6 e Arthur Lobato, psicólogo do Sindicato dos Servidores.

 

 

 Vejam as fotos!

Roda de Conversa sobre Estratégias de Prevenção ao Assédio





Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação