Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG suspende licitação de Consórcio de Municípios do Alto Paranaíba

29/05/2024

Cidade de Patos de MInas/MG - sede do Cispat

 “Ratifico as considerações feitas pelo órgão técnico e determino a suspensão do Pregão Eletrônico 05/2024, Processo Licitatório 05/2024, deflagrado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (Cispar)”. Assim se manifestaram os conselheiros da Segunda Câmara do Tribunal de Contas mineiro no processo de denúncia n. 1167194, na sessão dessa terça-feira, 28 de maio de 2024.

O objetivo do procedimento licitatório é o registro de preços destinado à aquisição de projetos literários voltados para diferentes faixas etárias. O colegiado, por unanimidade, confirmou a decisão do conselheiro substituto Telmo Passareli, diante da denúncia apresentada pela empresa Star Produtos e Comércio Ltda., com pedido de medida cautelar, tendo em vista irregularidades no âmbito do Pregão Eletrônico.

Determinou o Tribunal de Contas que a licitação seja suspensa, até que sejam esclarecidos os apontamentos da denúncia, sobretudo no que diz respeito à ausência de estudos quanto ao quantitativo de livros, aliado a indícios de superdimensionamento das quantidades de produtos a serem adquiridas; além de direcionamento do certame para a aquisição de produtos de empresa específica, sem que se tenha apresentado justificativa técnica.

A adoção da medida cautelar pela Corte de Contas ainda foi reforçada diante da constatação de que a não suspenção do processo dará origem a uma infinidade de contratos administrativos “que, inevitavelmente, serão nulos em sua origem dado o vício insanável decorrente do direcionamento irregular do certame”.