Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente debate Nova Lei de Licitações na FGV Justiça, no Rio

11/06/2024

Autoridades debatem Nova Lei de Licitações em mesa-redonda da FGV Justiça - Foto: Divulgação Instituto Rui Barbosa
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conselheiro Gilberto Diniz, participou, na segunda-feira (10/06), da mesa-redonda “Novos Institutos da Lei n. 14.133/2021”, promovido pelo Centro de Inovação, Pesquisa e Administração do Judiciário -  FGV Justiça, e realizada na sede da FGV Conhecimento, no Rio de Janeiro. O evento, que faz parte das atividades permanentes do Fórum de Lisboa, propôs um debate técnico sobre as inovações da Nova Lei de Licitações e Contratos e como o controle externo desenvolve seus conceitos com os agentes públicos. 
 
A mesa, presidida pelo ministro do Tribunal de Contas da União Benjamin Zymler, contou com a presença do presidente do TCU, Bruno Dantas, e do ministro Antonio Anastasia. Participaram dos debates, ainda, o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antonio Guaraná, além de presidentes de tribunais de contas, especialistas em Direito Administrativo, representantes do governo federal e técnicos da FGV.
 
Durante os debates, foram discutidas inovações trazidas a lume pela Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, a Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), como o diálogo competitivo e o seguro garantia com cláusula de retomada. Na oportunidade, o presidente do TCEMG parabenizou o presidente da mesa-redonda, ministro Benjamim Zymler, do TCU, pela importância do debate, que também permite aproximação e diálogo entre a academia e os Tribunais de Contas. O presidente destacou o maior cuidado da NLLC com a fase interna ou preparatória do processo licitatório, norteada, dentre outros princípios e comandos, pelo planejamento e pela governança, visando alcançar melhor resultado nas contratações públicas. Ademais, enfatizou a atribuição conferida aos Tribunais de Contas (art. 173 da Lei) de promover eventos de capacitação para agentes públicos para o desempenho das funções necessárias à execução da NLLC.
 
Presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz, participa de mesa-redonda na FGV Justiça
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação