Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Ministério da Educação lança pesquisa para avaliar criação de vagas em creches e pré-escolas

26/06/2024

(Foto Hernando Garcia)

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e outras instituições, como a Unidade de Auditoria Especializada em Educação, Cultura, Esporte e Direitos Humanos do Tribunal de Contas da União (AudEducação/TCU), estão realizando um levantamento nacional sobre a educação infantil. O objetivo é coletar dados dos municípios e do Distrito Federal para elaborar um plano de ação que amplie a oferta de vagas em creches e pré-escolas em todo o país. Para o sucesso dessa importante iniciativa, é essencial a colaboração de todos.

Para coletar informações, o questionário “Levantamento Nacional – Retrato da Educação Infantil no Brasil: Acesso e disponibilidade de Vagas” foi desenvolvido e vai ficar disponível até o dia 7 de de julho, no site do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do MEC (SIMEC).  Para que se possa dimensionar a situação geral do país, está sendo solicitada a participação de todas as secretarias.

Municípios gaúchos em estado de calamidade pública devem computar as informações que estavam disponíveis até 27 de abril. Já as demais cidades brasileiras, devem considerar os dados mais atualizados no momento do preenchimento.

O projeto surgiu despois da conclusão do Censo Escolar de 2023. A pesquisa constatou que, para cumprir meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê ao menos 50% das crianças de 0 a 3 anos matriculadas na creche, 900 mil matrículas devem ser feitas até o fim de 2024. Além disso, ainda há crianças de 4 e 5 anos fora da pré-escola, em discordância do PNE e da Emenda Constitucional 59, que determina obrigatória a matrícula escolar dessa faixa-etária.

Secretarias de Educação, clique aqui e ajude no desenvolvimento da Educação no nosso país.

Leia aqui a matéria do Ministério da Educação.