Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Encontro Técnico em Coromandel reúne agentes públicos de 18 cidades do Triângulo

04/07/2024

A supervisora Luiza Amâncio representou o presidente Gilberto Diniz na abertura do evento

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) realizou a abertura de mais uma etapa do Encontro Técnico 2024, na Casa da Cultura da cidade de Coromandel, no Triângulo Mineiro, na manhã desta quinta-feira (04/07/2024). Com o tema “Transição Municipal Responsável: Desafios e Estratégias para as Prefeituras em Ano Eleitoral” o TCEMG reforça seu papel pedagógico capacitando os agentes públicos da região. Na ocasião, 127 agentes públicos, vindos de 18 cidades da região se inscreveram para a capacitação. O que destaca a importância do tema em ano eleitoral, pois Minas Gerais irá eleger prefeitos e vereadores para 853 municípios, e estes agentes deverão organizar e controlar as contas públicas para o desenvolvimento de suas cidades.

Na abertura do evento, a supervisora de Governança e Proteção de Dados do TCEMG, Luiza Amâncio, representou o presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz. Ela falou que o TCEMG visa levar aos seus jurisdicionados mais conhecimento acerca da legislação, principalmente, no que se refere à utilização dos recursos públicos, que, quando bem empregados, retornam em benefícios para a sociedade. E destacou “quando transmitimos conhecimento, quem mais aprende somos nós, pois o maior conhecimento vem das experiências". Após esta breve introdução foi apresentado um vídeo do presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Gilberto Diniz, dando boas-vindas aos participantes do evento e agradecendo a todos aqueles que tornaram possível a realização de mais um Encontro Técnico do TCEMG. Na mensagem, o presidente ressaltou que “o Tribunal de Contas, sabedor de que a orientação é fundamental para os seus jurisdicionados, quer manter a interlocução com os agentes públicos municipais, a fim de buscarmos aperfeiçoar a gestão pública”.

O prefeito de Coromandel, Fernando Breno Valadares Vieira, fez um breve discurso, mas foi preciso ao dizer que o Tribunal de Contas não está apenas preocupado com o contencioso, mas também com a parte preventiva e de transparência da gestão pública. O prefeito falou ainda da importância da profissionalização dos servidores, pois a prestação do serviço público deve ser feita cada vez mais "com zelo, rigor e obediência às legislações".

A primeira palestra do evento, ministrada pelo chefe de gabinete do conselheiro Mauri Torres, Marconi Braga, falou sobre “Regras Fiscais em Final de Mandato”. Braga fez uma contextualização do tema e lembrou que antes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) era comum os prefeitos passarem os dois primeiros anos do mandato pagando as contas deixadas pelo ex-prefeito e “os últimos dois anos fazendo dívidas para o sucessor”, brincou. Marconi fundamentou a passagem do Estado Burocrático para o Estado Gerencial e falou sobre limites com gastos de pessoal, destacou aspectos relevantes dos restos a pagar em último ano de mandato e explicou sobre limites com dívidas e endividamentos na administração pública.

Ainda pela manhã, o analista Igor Simões destacou aspectos da fiscalização contábil e financeira das Prestações de Contas Anuais, apresentando preceitos legais e formas corretas de preenchimentos dos relatórios e envio de dados ao TCEMG. Ele, ainda, mostrou casos de análises e julgamentos de contas municipais pela Corte mineira. “A prestação de contas precisa ter um parecer do controle interno, que deve ser conclusivo. O controle interno está mais próximo da gestão, e capacitá-los é um passo relevante para o Tribunal”.

Posteriormente, a analista de controle externo, Karen Nadolny, abordou o tema “Admissão de Pessoal Sob a Ótica Constitucional”. Karen falou sobre as ações de fiscalização do TCEMG em atos de admissão e de aposentadoria, destacando as formas de se ingressar no cargo público. Ela explicou sobre as condutas vedadas aos agentes públicos, e as exceções para cessão de servidores em campanhas eleitorais. Ela ainda apresentou o ciclo de fiscalização em atos de pessoal em 2024, com temas como acumulação remuneradas de cargos públicos e adimplência no envio de dados ao Módulo Concessão no Fiscap.

No turno da tarde, se apresentaram a analista Carolina Maciel, com o tema, Suricato: Tecnologia e Controle Externo Concomitante ” explicando sobre as funções, atuações e inovações do setor de inteligência do Tribunal; a supervisora de Governança e Proteção de Dados do Núcleo do TCEMG, Luiza Amâncio, sobre a aplicação e principais conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais,  e o coordenador de Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia, Douglas de Oliveira, sobre o planejamento para contratação de obras, tema com recorrentes dúvidas dos gestores públicos, principalmente em fim de mandato.

Encerrando o primeiro dia de atividades, Gustavo Vidigal, assessor-chefe do conselheiro vice-presidente Durval Ângelo, debateu sobre a Nova Lei de Licitações pontos críticos no início da vigência da lei 14.133/2021, tema esse que gera muitas dúvidas e inseguranças para os gestores e servidores públicos, ainda mais por se tratar da primeira vez da aplicabilidade da nova lei em ano eleitoral.

Os participantes que quiserem se aprofundar nos temas: “Aditivos em contratos de obras públicas”, “Pesquisa de preços na Nova Lei de Licitações”, “LGPD na prática” e “Suricato: Ações em Colaboração com o Controle Interno” participarão das oficinas ofertadas pela equipe técnica do TCEMG, terão a oportunidade nesta sexta-feira, dia 06 de julho, das 9h às 12h.

Compuseram a mesa de honra na abertura do evento, o prefeito de Coromandel, Fernando Breno Vieira, o vice-prefeito de Coromandel Nerso Chihara, a supervisora de Governança do TCEMG, Luiza Amâncio, o controlador interno da cidade de Uberlândia, Modesto Geraldo Rabelo, e a controladora interna de Coromandel, Daniany Araujo.

A caravana da Corte de Contas ainda fará o último Encontro Técnico do ano na sede do TCEMG, em Belo Horizonte, nos dias 08 e 09 de agosto. Veja a programação aqui

 

Encontro Técnico no município de Coromandel 04 e 05 de Julho/24

 


Alda Clara / Coordenadoria de Jornalismo e Redação