Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG lança painel interativo de despesas municipais

09/07/2024

Todos os cidadãos mineiros podem acompanhar as despesas municipais pelo portal - foto: Lucas Machado
O Tribunal de Contas mineiro lançou, nesta terça-feira (09/07), o painel interativo "Panorama Municipal - Despesas", que oferece uma visão detalhada e abrangente sobre a aplicação dos recursos públicos pelos municípios mineiros. Desenvolvido pela Diretoria de Fiscalização Integrada e Inteligência – Suricato, o painel permite que os cidadãos explorem, de forma dinâmica, dados sobre o orçamento atualizado e a despesa empenhada, divididos por grandes áreas (funções) e subáreas (subfunções) de aplicação.
 
O painel "Panorama Municipal - Despesas" está disponível no site do TCEMG, permitindo que qualquer cidadão, pesquisador ou gestor público tenha acesso a essas informações detalhadas e possa acompanhar a gestão dos recursos públicos de forma transparente e eficiente. “O painel permitirá uma compreensão fácil sobre a destinação dos recursos públicos em cada um dos municípios mineiros. Sua navegação é bastante intuitiva e também permitirá ao interessado realizar comparações com outros conteúdos já disponibilizados nos demais painéis publicados no Portal de Análise de Dados do TCEMG", destaca Henrique Quites, diretor do Suricato.
 
A ferramenta demonstra que Saúde e Educação continuam sendo as áreas que recebem mais investimento. Outro ponto relevante é o destaque para os gastos com "Vencimentos e vantagens fixas - pessoal civil", o elemento de despesa mais significativo nos gastos globais. Tais números podem apresentar variações de acordo com o município pesquisado. 
 
O novo painel permite a busca detalhada por cidade, função, subfunção e elementos. Entre as funções, além de Saúde e Educação, estão recursos empenhados em 29 áreas, tais como Urbanismo, Administração, Previdência Social, Segurança Pública e Assistência Social. Nas subfunções, são dezenas de áreas, como Assistência Hospitalar, Atenção Básica, Ensinos Infantil e Fundamental, Infraestrutura Urbana e Saneamento Básico. Os dados também estão categorizados por elementos de despesa, como serviços de terceiros, pessoal civil e material de consumo, entre outros, facilitando uma compreensão clara de onde e como o dinheiro público está sendo utilizado. 
 
Além disso, o painel também apresenta gráficos que mostram a variação dos valores empenhados por área ao longo dos anos, oferecendo uma visão histórica e permitindo identificar tendências e mudanças significativas nos gastos públicos, tanto de forma global como por município mineiro. 
 
Para acessar o painel e obter mais informações, visite o link: https://www.tce.mg.gov.br/PainelSuricato/Detalhe/1HMP1VP1Y4
 
 

 Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação