Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Encontro Técnico 2024 chega ao fim com mais de 1.500 pessoas capacitadas

08/08/2024

A edição deste ano do Encontro Técnico do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) está chegando ao fim, contabilizando mais de 1.500 pessoas capacitadas em seis cidades por onde passou ao longo de 2024. Número que comprova um dos principais objetivos do TCE mineiro, ao colocar em prática o seu caráter pedagógico. 

Em seu pronunciamento, na abertura do encontro em Belo Horizonte, na manhã desta quinta-feira (8), o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Gilberto Diniz, ressaltou o papel do TCE em orientar e capacitar os agentes públicos mineiros, o que em sua opinião foi cumprido “com respeito e satisfação”. 

“Este Tribunal tem investido na capacitação dos seus agentes, a fim de que haja melhoria do desempenho funcional, consequentemente, melhoria dos nossos processos de fiscalização e julgamento, até porque o controle contemporâneo das contas públicas deve ser estratégico”, afirmou o presidente. 

Essa é também a última edição do Encontro Técnico no biênio 2023/2024, que foi realizado em 12 municípios: Barbacena, Passos, Diamantina, Araguari, Janaúba, Boa Esperança, São João Del Rey, Unaí, Muriaé, Coromandel e novamente em Belo Horizonte. 

“Sabemos que a orientação é fundamental para os jurisdicionados. Por isso, os temas escolhidos e colocados em estudo, além de pertinentes à boa governança e à boa gestão pública, são importantes para o cumprimento dos princípios que norteiam a administração pública”, discursou o presidente. 

O vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e prefeito de Raposos, Sérgio Silveira Soares, esteve na abertura do Encontro Técnico de Belo Horizonte e reconheceu a importância da capacitação realizada pelo TCE junto aos servidores e também os prefeitos mineiros.

“É muito bom podermos levar este treinamento aos prefeitos e servidores, como no meu caso, é o último mandato e este encontro, essa possibilidade de alerta do que pode ser feito e do que não pode é muito importante, assim como essa proximidade do Tribunal de Contas com o município, com os servidores, com os contadores e com a área financeira”, reconheceu o vice-presidente da associação. 
 
Apresentações – Após a abertura oficial do Encontro Técnico de Belo Horizonte, subiram ao palco o chefe de gabinete do conselheiro Mauri Torres, Marconi Braga, para falar das “Regras fiscais no último ano do mandato: Restos a Pagar e o duodécimo de dezembro” e a coordenadora de Acompanhamento da Gestão Fiscal dos Municípios, Ane Marla Raimundo, que explanou sobre as “Regras fiscais no último ano do mandato: Despesa com pessoal – Dívida/Endividamento”. No intervalo entre os dois palestrantes, o controlador-geral de Belo Horizonte, Leonardo Ferraz, falou sobre a CONECI/MG. 
Já a analista de controle externo Karen Nadolny apresentou o tema “Admissão de pessoal sob a ótica constitucional”, seguida pela supervisora de Governança e Proteção de Dados do Núcleo do TCEMG, Luiza Amâncio, que palestrou sobre a “LGPD/ Aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e seus principais conceitos”. 

O tema “Principais Pontos de Atenção da PCA (Prestação de Contas)”, ficou por conta do analista de controle externo Igor Simões. A palestra “Suricato: Tecnologia e Controle Externo Concomitante” foi ministrada pelo coordenador de Operacionalização de Trilhas eletrônicas de Fiscalização, Fábio Costa. 

O encerramento do primeiro dia ficou por conta do coordenador de Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia, Douglas Oliveira, com a palestra “Planejamento para Contratação de Obras”. O assessor da vice-presidência, Gustavo Vidigal, concluiu com o tema “A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos na visão do TCEMG”.

VEJA AS FOTOS:

Encontro Técnico em Belo Horizonte - 2024

Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação