Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Servidores do TCEMG destacam importância da IA em evento nacional

09/08/2024

Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades para os Tribunais de Contas - foto: Atricon
Na última semana, o Tribunal de Contas mineiro participou do evento "Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades para os Tribunais de Contas", promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O encontro reuniu representantes de diversos Tribunais de Contas do país para discutir o impacto e as possibilidades da Inteligência Artificial (IA) no âmbito do controle externo. Participaram do encontro o conselheiro Cláudio Terrão, o conselheiro substituto Adonias Monteiro, e o procurador-geral do MPCMG, Marcílio Barenco, além de servidores da Casa.
 
Entre os participantes, os coordenadores Luciana Canaan e Fábio Costa, integrantes da Diretoria de Fiscalização Integrada e Informações Estratégicas (Suricato), ressaltaram a importância do uso da IA nas atividades dos Tribunais de Contas.
 
Luciana Canaan, coordenadora do Laboratório de Análise de Dados, compartilhou suas impressões sobre o evento: "Foi extremamente enriquecedor observar como os demais Tribunais de Contas estão incorporando a Inteligência Artificial de forma institucional, não se limitando apenas aos seus laboratórios de Dados ou de Inovação. Ficou evidente que a IA está se tornando uma ferramenta fundamental em diversos setores dessas instituições, desde as áreas de auditoria até os departamentos administrativos. Essa abordagem abrangente demonstra um compromisso sério com a modernização e eficiência dos processos de controle externo em todo o país."
 
Ela acrescentou, ainda, que “ver essa adoção ampla da IA nos inspirou a pensar em novas formas de expandir nossas próprias iniciativas no TCEMG. Percebemos que há um grande potencial para integrar ainda mais essas tecnologias em nossa rotina diária, beneficiando não apenas projetos específicos, mas toda a estrutura organizacional."
 
Fábio Costa, coordenador de Operacionalização de Trilhas Eletrônicas de Fiscalização, por sua vez, destacou o potencial da IA para melhorar as atividades do TCEMG: "Ficou evidente, durante o evento, que os constantes avanços tecnológicos ampliam significativamente a capacidade de fiscalização e modificam a forma de funcionamento dos órgãos de controle. A detecção de irregularidades em licitações, por exemplo, é uma das áreas em que vislumbramos grandes benefícios do uso de IA. Nossa equipe está ansiosa para explorar maneiras de implementar essas ferramentas e ampliar nossa eficiência nas mais diversas ações de controle."
 
"Esse evento nos mostrou oportunidades valiosas para expandir e acelerar o uso da IA no Tribunal" complementou Fábio. "Estamos animados em absorver conhecimentos e experiências dos demais Tribunais de Contas e adaptar essas melhores práticas ao contexto do TCEMG."
 
"O encontro foi verdadeiramente instigante," enfatizou Luciana. "Podemos ver em primeira mão o potencial transformador da IA no controle externo. Estamos animados com as possibilidades e ansiosos para explorar maneiras de aplicar essas inovações em nosso trabalho no TCEMG. Acredito firmemente que a adoção mais ampla de IA pode revolucionar nossa eficiência e eficácia. Meu desejo é ver essas tecnologias avançadas implementadas de forma mais abrangente em nossa instituição, alinhando-nos com as práticas mais inovadoras que observamos no cenário nacional”, concluiu.
 
O supervisor de Sistemas Informatizados, Alcimar Bonomi, e o coordenador de Gestão Estratégica do Desempenho, José Roberto Faleri, também participaram do evento.
 
 

 Com informações do Suricato