Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Encontro Regional de Corregedorias debate ações correcionais e integridade

14/08/2024

Encontro promoveu palestras e oficinas sobre o tema - foto: Daniele Fernandes
O Encontro Regional de Corregedorias – Sul Sudeste 2024, que foi realizado no TCEMG entre os dias 13 e 14 de agosto, contou com painéis, palestras e oficinas de capacitação direcionadas para aprimorar o desempenho das atividades das corregedorias. A tarde do primeiro dia de evento foi aberta com uma sessão de perguntas sobre questões disciplinares, que foram respondidas pelos gestores da Controladoria Geral da União. 
 
Em seguida, o auditor federal de Finanças e Controle da CGU, Ricardo Araújo, ministrou uma palestra sobre tópicos correcionais relevantes em 2024. Ele apresentou modelo de maturidade e apresentou indicadores correcionais. Araújo, por fim, debateu vedações aos agentes públicos em período eleitoral, destacando a diferença das formas e manifestações nas redes sociais entre agentes públicos e cidadãos em geral.
 
O controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, palestrou sobre a importância da gestão de riscos para uma administração pública íntegra. Ele falou sobre a Lei Anticorrupção, em especial sobre o eixo “Integridade”, enfatizando mecanismos e programas de integridade. O controlador do Estado ainda apresentou a Política Mineira de Promoção da Integridade (PMPI), que estabelece objetivos e diretrizes para a promoção da ética, da probidade e do respeito às normas nas relações entre governo estadual e os setores público e privado. 
 
Finalizando o primeiro dia do encontro, no painel “Efetividade no processo disciplinar”, os auditores federais Fabian Maia, Ricardo Wagner, Alessandra Lafetá (diretora de Responsabilização de Agentes Públicos da CGU) e Carla Cotta (diretora de Articulação, Monitoramento e Supervisão do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal – CGU) debateram o tema e responderam perguntas sobre o tema.
 
Oficinas
 
No segundo dia do evento, foram realizadas oficinas sobre matérias correcionais, na Escola de Contas e no Auditório Vivaldi Moreira, com os temas: “como calcular a dosimetria da sanção”, “metodologia para a condução de oitivas”, “aplicação da metodologia de gestão de riscos com base em ilícitos administrativos”, “produção de provas efetivas no procedimento correcional” e “evidenciação na Investigação Preliminar Sumária para pessoa jurídica”.
 
Veja, abaixo, todas as fotos do evento.
 

Encontro Regional de Corregedorias - CGU

 
 

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação