Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG participa de congresso nacional de auditores

30/08/2024

Procurador-geral do MPCMG palestra em congresso
O Tribunal de Contas de Minas Gerais participou, nesta semana, do 7º Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (Conacon), em Goiânia. Com o tema “Auditoria de Controle Externo, novas tecnologias e desafios da contemporaneidade”, o congresso se propôs a debater a transformação digital e a necessidade de garantir sólidos padrões de governança nos Tribunais de Contas do país.
 
O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Barenco, palestrou no painel “Prescrição no âmbito dos Tribunais de Contas”, enquanto a analista de Controle Externo Aiko Ikemura debateu no painel “Tecnologias Aplicadas ao Controle Externo – Desafios, Experiências e Releituras de Paradigmas”. Ikemura também preside a Associação dos Auditores do Tribunal de Contas de Minas Gerais.
 
Durante o congresso, foram abordadas discussões e reflexões acerca de temas atinentes ao controle externo, como o desvio de poder na via disciplinar, o papel das corregedorias, a prescrição nos Tribunais de Contas e os desafios para estabelecimento de um padrão mínimo de fiscalização financeira. 
 
Já a avaliação de políticas públicas informada por evidências e as aplicações práticas da Inteligência Artificial Generativa nas atividades do auditor foram temas abordados nas oficinas.
 
Participaram do congresso, ainda, o diretor de Fiscalização de Atos de Pessoal, Fabiano Melo, o coordenador de Auditoria dos Municípios, Thiago Henrique da Silva, e os analistas de Controle Externo Igor Simões, Gabriel Grossi e Diego Barboza.
 
Servidores do Tribunal durante congresso de auditores
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação – com informações dos participantes