Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE avalia ações do Estado para enfrentamento dos eventos climáticos extremos

18/09/2024

Fotos: Hernando Garcia
Em maio, foram as fortes chuvas que alagaram o Sul do país. Agora, o Centro-Norte do Brasil sofre com a seca extrema e grandes queimadas. Em Belo Horizonte, não chove há mais de 150 dias, com umidade do ar abaixo dos 20% por semanas. Atento aos impactos que as mudanças climáticas trazem para a gestão pública, o TCEMG instituiu, este ano, uma Auditoria Operacional com o tema “Impactos das Mudanças Climáticas no Estado de Minas Gerais”, com o objetivo de avaliar o planejamento e as ações de controle dos danos ocasionados pelos eventos climáticos extremos. 
 
Nesta terça-feira (17/09), analistas do Tribunal se reuniram com representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social para explicar sobre a auditoria e buscar conhecimento acerca da atuação da Sedese no contexto das emergências e calamidades públicas. O encontro, na sede do TCEMG, somou-se a outras reuniões já realizadas com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Defesa Civil, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas e a Fundação Estadual de Meio Ambiente, para estabelecer comunicação direta entre as instituições e conhecer como está alinhada a atuação do Estado no segmento.
 
O coordenador de Auditorias Operacionais do TCEMG, Ryan Brwnner, explicou que “a auditoria visa avaliar a política pública e construir, em parceria com o Estado, soluções para aprimorar a atuação do poder público e, assim, auxiliar na melhoria da qualidade de vida do cidadão. Assim, a atuação dos Tribunais de Contas é relevante no sentido de fortalecer ações preventivas de mitigação e adaptação aos riscos decorrentes dos impactos das mudanças climáticas, bem como na minimização de desastres climáticos e na utilização eficiente dos recursos públicos”.
 
Na reunião, os servidores estaduais apresentaram projetos da Sedese na gestão de risco, com ações de prevenção, mitigação e preparação de eventos climáticos, e na gestão do desastre em si, com ações de resposta imediata e recuperação de danos. Eles mostraram o plano de ação climática do estado e campanhas humanitárias realizas, além das ações de apoio técnico aos municípios eventualmente afetados. 
 
Participaram da reunião os chefes do Escritório de Dados da Sedese, Elder Gabrich, do Escritório de Projetos e Inovação, Amanda Gomes, e do Gabinete da Sedese, Joana Horta, além da assessora da Secretaria Geral, Iara Castro. Pelo TCEMG, além da diretora de Matérias Especiais, Karla Martins, ainda participaram os analistas Jacqueline Loures, Taciana Lopes, Antônio Henrique Cunha, Vinícius Miatelo, Daniel Gama e Marcela Cunha.
 
Próximos passos
 
A auditoria do TCEMG segue em fase de planejamento, com entrevistas e coleta de informações com os órgãos fiscalizados. Em seguida, segue para a construção e validação das ferramentas de diagnóstico. Por fim, a equipe define a matriz de planejamento e as questões a serem respondidas para, então, seguir para o trabalho de campo, em que irá até municípios mineiros previamente selecionados. A previsão é que o relatório de auditoria seja entregue no primeiro semestre de 2025.
 
Veja, abaixo, fotos do evento.
 

Auditoria Operacional no enfrentamento de desastres e mudanças climáticas

 

 Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação