Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE marca gol na Luta das Pessoas com Deficiência

20/09/2024

Equipe do TCEMG posa junto do defensor público Luis Renato (Foto Hernando Garcia)

Hoje, 20 de setembro, um time de peso entrou em campo no Gigante da Pampulha, o Mineirão, em Belo Horizonte. O estádio foi o palco para o Seminário Setembro Verde, evento que reuniu instituições públicas com o intuito de articular sobre os direitos das pessoas com deficiência e dar atenção à inclusão, acessibilidade, lazer e cultura, através de palestras, ações extrajudiciais, cursos, audiências públicas e outras ações.

O evento marcou a inclusão do Tribunal de Contas mineiro (TCEMG) e do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) na Rede de Proteção à Pessoa com Deficiência. Representando o TCE, o coordenador de Capacitação da Escola de Contas, Renê Lopes Lage, afirmou que “com a integração do TCEMG nesta rede, ampliamos substancialmente nossa capacidade de fiscalização na implementação de políticas inclusivas”. “Esta parceria que formalizamos fortalece significativamente nosso propósito e reafirma nosso compromisso inabalável com a inclusão e a acessibilidade em Minas Gerais. É imperativo reconhecer que cada indivíduo merece igualdade de oportunidades e acesso irrestrito aos serviços públicos, sem quaisquer distinções ou barreiras. Este é o princípio que norteia nossa missão: exercer o controle da gestão pública de forma eficiente, eficaz e efetiva, em benefício da sociedade. A entrada destes dois importantes órgãos na rede de proteção é como a chegada de novos jogadores em um time de futebol: fortalece nossa equipe e aumenta nossas chances de vitória na luta pela inclusão”, finalizou.

Criada em 2020, a Rede de Inclusão Verde Mundo foi desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e é coordenada pelos defensores públicos Estevão Machado de Assis Carvalho, coordenador da Defensoria Especializada da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, e Luis Renato Braga Arêas Pinheiro, que atua na Defensoria Especializada de Tóxicos e Organização Criminosa e é coordenador adjunto da Comissão Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep). O programa tem o objetivo de tornar a sociedade mais inclusiva e conta com a parceria da Defensoria Pública da União, Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais, Procuradoria da Fazenda Nacional e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais. O objetivo é tornar a sociedade mais inclusiva,

Na escalação também estava a defensora pública geral, Raquel Dias; o 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça mineiro, desembargador Rogério Medeiros; a vice corregedora geral de Justiça, desembargadora Karín Emerick; a desembargadora federal, Luciana Pinheiro Costa; o diretor vice-presidente da Associação das Defensoras e Defensores públicos, Rômulo Carvalho; a diretora da Associação Nacional das Escolas Católicas do Brasil, Zuleica Reis Ávila; e a procuradora do Ministério Público de Contas, Sara Meinberg.

Anfitriã do Seminário, Raquel citou o livro “Uma lembrança que renasce”, de Ívia Corneli, para fazer a abertura oficial do evento. A defensora pública ganhou, há pouco tempo, um exemplar da obra de presente do conselheiro decano do Tribunal de Contas mineiro Wanderley Ávila. “Em todos os lugares existem corações lutando pelo bem comum como poderosos centros receptores de bens celestiais”, leu Raquel, fazendo referências às instituições públicas presentes no evento, que buscam o bem da sociedade.
Para encerrar o Seminário, a campeã paraolímpica de Taekwondo Ana Carolina Moura, nascida em Belo Horizonte, falou sobre a trajetória de vida e carreira.

Celebrado no dia 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi criado em 1982 com o objetivo de dar maior visibilidade ao enfrentamento pelos direitos das pessoas com deficiência.

Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação