Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Vice-presidente abre o sexto painel na tarde das PPPs

01/10/2024

PPPs/concessões comuns para uma adequada gestão das infraestruturas ( Painel 6 )

O conselheiro, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Durval Ângelo, foi o mediador do tema PPPs/concessões comuns para uma adequada gestão das infraestruturas, sexto painel da tarde do 6º Encontro Técnico de Fiscalização de Concessões e PPPs pelos tribunais de contas, que contou com sete painéis de discursão. Na ocasião, o conselheiro falou da importância da proximidade com a equipe especializada, e agradeceu, especialmente o trabalho executado pela Coordenadoria de Fiscalização de Concessões e Privatizações do Tribunal de Contas, chefiada pela Mayara de Oliveira. O conselheiro enfatizou que o olhar da Corte de Contas deve ter como foco o direito dos usuários. Avaliar se o serviço é adequado, é ver se ele satisfaz nas condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, cortesia na sua prestação e modicidade de tarifas.

O vice-presidente também falou da importância sobre o acompanhamento das concessões, para ele é por meio do acompanhamento que é possível verificar se o serviço é de fato público ou privado. E falou do ditado popular, “o que engorda o gado é o olho do dono”, enfatizando que o dono é o povo, que paga os impostos, tarifas e os nossos salários. Durval ainda mencionou os casos de sucesso em que o Tribunal de Contas promoveu a consensualidade, ou “justiça negocial,” para encontrar a solução de processos que vinham se arrastando há anos. Depois de uma breve introdução, palestraram o professor da UFRJ, Rômulo Orrico e o Secretário de Infraestrutura-MG, Pedro Bruno Barros.

O primeiro painel da tarde, (Painel 3) foi o Controle interno dos contratos de PPPs/concessões comuns e o papel da Advocacia Pública, mediado pelo Conselheiro do TCM-BA, Ronaldo Nascimento SantAnna e com os palestrantes Alessandra Obara, Subprocuradora-Geral do Estado de São Paulo, e o Procurador do Estado de Minas Gerais Érico Andrade; Ainda antes do intervalo, o Painel 4, tratou do tema Agências reguladoras e planejamento, licitação e execução contratual das PPPs/Concessões Comuns, mediado pelo conselheiro do TCE-PE e que contou com os palestrantes Patrícia Pessoa Valente, advogada e professora do Insper e Secretário de Estado Adjunto da Reconstrução Gaúcha, Gabriel Ribeiro Fajardo.

Após um breve intervalo, o Painel 5, abordou o tema Consensualismo em PPPs/Concessões Comuns, mediado pela Procuradora de Contas do MPC-RJ e integrante do CT-PPP, Aline Pires Carvalho Assuf, e contou com a explanação do Auditor Federal de Controle Externo do TCU, Nicola Khoury e, da Professora da FGV Direito, Juliana Bonacorsi de Palma.

O último painel do dia, foi o de Normatização da atuação do controle externo exercido pelos Tribunais de Contas para uma atuação concomitante em PPPs/concessões comuns, mediado pela coordenadora de Fiscalização de Concessões e Privatizações TCEMG, Mayara Caroline de Oliveira, e contou com palestrantes do Tribunal de Contas do Distrito Federal Cinthia Thomazi, Daniel Oliveira, Silvia Damasceno, Yasmin Silvério.

Veja, abaixo, as fotos desta tarde.


Alda Clara - Diretoria de Comunicação Social

6 Encontro Técnico Sobre Fiscalização de Concessões e PPPs Pelos Tribunais de Contas (2° Dia)