Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal lança novo Portal de Dados Abertos

11/11/2024

O Tribunal de Contas lançou, nesta segunda-feira (11/11), o novo Portal de Dados Abertos do TCEMG. A plataforma reúne, num só ambiente, dados e informações do Tribunal e dos órgãos por ele fiscalizados, como municípios e Estado. A página disponibiliza os dados de arquivos em formato aberto, em que podem ser extraídos e trabalhados de forma livre pela sociedade. No portal, qualquer cidadão tem acesso rápido e simples a informações como vencimentos dos servidores públicos, diárias de viagem, despesas e receitas dos órgãos públicos, contratos e licitações realizadas, gastos com pessoal, frotas de veículos, dentre outros dados públicos.
 
O portal foi desenvolvido pelas diretorias de Comunicação Social e de Tecnologia da Informação, com o apoio da Presidência, da Diretoria-Geral, do Núcleo de Proteção de Dados e da Diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica do TCEMG. O projeto, gerenciado pela Diretoria de Comunicação Social, consistiu na elaboração de uma Política de Dados Abertos, aprovada pelo Pleno do Tribunal, por meio de Resolução. A partir daí, o portal foi desenvolvido com base nos dados do Portal da Transparência do TCEMG e nas informações que os próprios municípios enviam ao Tribunal pelo Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom).
 
O novo Portal de Dados Abertos é mais um produto fruto do compromisso do TCEMG com a transparência e com o estímulo ao Controle Social. De acordo com o diretor de Comunicação, Luiz Cláudio Mendes, “o Portal de Dados Abertos é uma evolução para a Transparência do Tribunal de Contas mineiro. O TCE já disponibilizava seus dados abertos, mas de forma dispersa, no seu Portal da Transparência. Com a nova página, o Tribunal reúne, num ambiente muito mais amigável, de fácil navegação, todos os seus dados abertos e também apresenta as informações de seus jurisdicionados”.
 
O diretor informou, ainda, que a “Política de Dados Abertos, aprovada pelo Tribunal, prevê um plano bienal de dados abertos que será desenvolvido para que, a cada período, o órgão possa rever, avaliar e modificar a disponibilização dos dados para melhor atender à sociedade e estimular o controle social”.
 
Clique no link a seguir e acesso o novo portal - https://dadosabertos.tce.mg.gov.br/
 
 

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação