Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE discute atualizações no Sicom com gestores públicos e empresas de software

28/11/2024

A analista de controle externo Natália Aparecida Ferreira apresentou o Módulo Edital e Licitações. Foto de Daniele Fernandes

Com o Auditório Vivaldi Moreira lotado, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) sediou nesta manhã (28/11/2024) o IV Workshop – Leiautes do Sicom, promovido pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, por meio da Coordenadoria para Desenvolvimento do Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom).

O objetivo do evento é aprimorar o fluxo de informações no Sicom – ferramenta para acompanhamento das execuções orçamentária e financeira, que farão parte das prestações de contas anuais – “garantindo mais precisão e eficiência no envio dos dados e minimizando inconsistências”. O encontro também visa  assegurar a qualidade das informações públicas processadas, além de capacitar servidores de órgãos públicos e empresas fornecedoras de software sobre as atualizações nos leiautes do Sicom para 2025.

O superintendente de Controle Externo, Pedro Azevedo, deu as boas- vindas aos presentes, reforçando que esse evento vem sendo planejado há muito tempo. Ressaltou a necessidade de o Tribunal estreitar a relação com os municípios e empresas prestadoras de software, para que, de um lado, o TCE apresente suas dificuldades na obtenção de informação em tempo célere; de outro lado, para que o jurisdicionado também manifeste as dificuldades que enfrentam com o sistema.

Em seguida, a analista de Controle Externo do TCE, Natália Ferreira deu início ao módulo Edital e Licitações, em que procurou mostrar basicamente as principais alterações para 2025. Natália esclareceu que a pretensão é fazer com que os envios do exercício de 2025 sejam mais tranquilos, de forma que o TCE consiga minimizar dúvidas antes da virada do exercício. Acrescentou que sua exposição se baseou nas dúvidas encaminhadas pelos jurisdicionados por meio dos questionários enviados pelo TCE, o que contribuiu muito para direcionar sua aula.

A analista chamou a atenção para as Instruções Normativas 02/2023 e 01/2024 e o que esses normativos introduziram de novidades nos procedimentos licitatórios, aprofundando em detalhamentos  como dispensa e inexigibilidade do exercício de 2024 e seguintes,  prazo de envio de retificação e inclusão de adesão à ata de registro de preço.

Após a exposição, Natália esclareceu questionamentos apresentados pelos participantes, colocando-se à disposição para continuar respondendo a dúvidas na parte da tarde.

 

Denise de Paula | Coordenadoria de Jornalismo e Redação

 

 

IV Workshop - Leiautes do SICOM