Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG presenteia jurisdicionados com Encontro Técnico especial

18/12/2024

Marconi, ao fundo, e Ane Marle, realizaram as apresentações da Sala Ágora, no TCEMG (Foto: Daniele Fernandes)

Como um presente inesperado de Natal, a Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo realizou uma edição especial do Encontro Técnico TCEMG e os Municípios hoje, 18 de dezembro. O evento é uma tradição no calendário público estadual e este ano esteve nas cidades de Janaúba, Boa Esperança, São João Del Rei, Unaí, Muriaé, Coromandel e Belo Horizonte. A edição extraordinária foi realizada de forma remota, transmitida pelo canal da TV TCE, no YouTube.

O tema se manteve o mesmo: Transição Municipal Responsável - Desafios e Estratégias para as Prefeituras em Ano Eleitoral. 2024 foi marcado pela corrida de candidatos a prefeituras e câmaras de vereadores em todo o Brasil e muitas dúvidas podem surgir com o fim dos mandatos dos gestores vigentes.

Para deixar o presente mais especial, o TCE convidou três servidores públicos para abordar temas importantes para os jurisdicionados. O assessor de gabinete Marconi Braga falou sobre as regras fiscais no último ano do mandato: Restos a Pagar e o duodécimo de dezembro. Em seguida, Cláudio Maia, auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, mostrou o funcionamento e utilidade dos sistemas e-Social, EFD-Reinf e DCTFWeb. Para encerrar o Encontro, a analista de Controle Externo do TCE, Ane Marla, explicou as regras fiscais no último ano do mandato: Despesa com pessoal – Dívida/Endividamento.

O coordenador de Capacitação da Escola de Contas, Renê Lopes Lage, mediou o evento e destacou que os temas abordados são importantes para os gestores municipais que estão encerrando o mandato.


Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação