Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE recebe representantes sindicais e parlamentares para esclarecimentos sobre denúncias contra edital da Fhemig

17/03/2025

Audiência com parlamentares e representantes sindicais - foto: Daniele Fernandes
O presidente do Tribunal de Contas, Durval Ângelo, recebeu em audiência, nesta segunda-feira (17/03), na sede do TCEMG, representantes sindicais, parlamentares e o superintendente regional do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans, para ouvir os argumentos que defendem nas denúncias apresentadas contra o edital da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), que trata da seleção de consórcios públicos para gerenciar serviços de saúde no edifício do Hospital Maria Amélia Lins (HMAL). O grupo denuncia a tentativa de fechamento do hospital. 
 
A Presidência do TCEMG recebeu dois processos de Representação solicitando a paralisação do edital, que estão sob relatoria do conselheiro Licurgo Mourão. Um foi impetrado pelo vereador Pedro Rousseff, da capital mineira, e o outro pelo Sindicato Único dos Servidores da Saúde do Estado de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG). 
 
Durante o encontro, o presidente Durval Ângelo explicou a tramitação desses processos na Corte de Contas – que correm sob sigilo – e comentou sobre ações atualmente em curso no Tribunal, como a iniciativa de assinatura de Termo com o Instituto Mário Pena, que diminuirá de quatro meses para 21 dias o tempo de início do tratamento de câncer na instituição. Ele salientou que atuar em melhorias na saúde pública, investindo-se em tratamentos precoces, além de salvar vidas, representa economia para os cofres estatais. 
 
Estiveram no Tribunal as deputadas estaduais Leninha, Beatriz Cerqueira e Bella Gonçalves, além do deputado estadual Ulisses Gomes, o vereador de Belo Horizonte Bruno Pedralva, diretores do Sind-Saúde/MG, representantes de conselhos de saúde e da sociedade civil organizada. Veja, abaixo, fotos da audiência.
 

Reunião Com Ministério do Trabalho e Fhemig Hospitais

Na última semana, o Tribunal se reuniu com membros da Secretaria de Estado de Saúde, Advocacia Geral do Estado (AGE), Controladoria-Geral do Estado (CGE) e Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), para prestação de esclarecimentos, por parte do Estado, sobre a política referente à terceirização dos hospitais de Minas Gerais. Veja, abaixo, a notícia.

https://www.tce.mg.gov.br/noticia/Detalhe/1111627878