Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente do TCE reforça fiscalização voltada à Primeira Infância em evento da Undime-MG

02/04/2025

Conselheiro presidente Durval Ângelo participa de abertura de Café com Prosa da Undime-MG (Foto: Vinícius Dias)

“Encontro de educadores é sempre um espaço mágico!”, disse o presidente do Tribunal de Contas mineiro, conselheiro Durval Ângelo, durante a abertura do Café com Prosa, hoje (02/04), em Belo Horizonte. O evento realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) visa à troca experiências e ao fortalecimento da Educação Pública nacional.

Diante da plateia do quase lotado Grande Teatro, que possui aproximadamente 1.700 assentos, Durval convidou as pessoas presentes para o próximo Congresso Nacional da Primeira Infância. O encontro vai ser realizado na capital mineira entre os dias 27 e 29 de agosto e busca promover um diálogo entre profissionais da Educação sobre políticas públicas para crianças de zero a seis anos, sob uma perspectiva de formação humana.

O conselheiro-presidente lembrou, ainda, que o Tribunal de Contas vai participar, a partir de maio, de uma auditoria nacional com a temática Primeira Infância. “Durante a minha gestão, o TCE vai continuar fazendo o trabalho de fiscalização da aplicação dos recursos corretamente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o FUNDEB. Mas é evidente que, atualmente, a gente discute também as políticas públicas que devem ser aplicadas na Educação, em geral”, pontuou. “Com a educação, não se negocia. Tem que ser a prioridade de fato!”, frisou.

Durval ressaltou que o Café com Prosa também vai receber, nesta quinta-feira (03/04), o diretor de Fiscalização Integrada e Inteligência do TCEMG, Pedro Henrique Magalhães, para levar novas orientações de como o Tribunal vai atuar em relação a multas, ressarcimentos e prestações de contas. “Punir nunca é bom! O melhor é dialogar!”, salientou o conselheiro, lembrando o papel pedagógico do TCE e a disponibilidade da equipe técnica em receber e ouvir os jurisdicionados.

Professor por formação, Durval afirmou que ser pedagogo é “profissão, compromisso de classe, organização sindical, mas também é missão” e contou que pisou pela primeira vez numa sala de aula como docente há mais de 48 anos, mas que ainda se considera professor. “Carregamos o presente, o passado e o futuro para nós e nossas crianças”.

Ao lado de Durval Ângelo, participaram da abertura do Café com Prosa, a presidente da Undime-MG, Ednamar Assunção; a diretora-executiva da Undime-MG, Suely Duque Rodarte; o presidente da Undime São Paulo, Luiz Miguel Martins Garcia; o secretário de Educação de Minas Gerais, Igor Alvarenga; a vereadora de Belo Horizonte, Marcela Trópia; a secretária-adjunta de estado de Educação, Fernanda de Siqueira Neves; o chefe da adjuntoria de Operações da Polícia Militar de Minas Gerais, tenente-coronel Juarí Alexandre Santos; e o diretor de Educação da Polícia Militar mineira, coronel Sandro Vieira Corrêa.

Fred La Rocca/ Coordenadoria de Imprensa