Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE participa da entrega das chaves de mais 48 ônibus metropolitanos

07/04/2025

Telmo Passareli, à direita, prestigia cerimônia de entregas de novos ônibus à população, junto do prefeito de Betim Heron Guimarães e o vice-governador do Estado Mateus Simões (Foto: Vinícius Dias)

O Governo de Minas entregou hoje, 7 de abril, mais 48 ônibus da frota de renovação para linhas metropolitanas. O conselheiro em exercício Telmo Passareli representou o Tribunal de Contas de Minas Gerais na cerimônia que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, em Betim.

Segundo informações do Governo, ao todo serão 850 novos veículos que beneficiarão 63 mil usuários. A ação faz parte de um acordo firmado, em setembro de 2024, entre o Tribunal de Contas, o Ministério Público e o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), da Controladoria-Geral (CGE-MG) e da Advocacia- Geral do Estado (AGE). A modernização dos carros beneficia as cidades de Belo Horizonte, Betim, Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Contagem, Lagoa Santa, Ibirité e Ribeirão das Neves.

Passareli afirmou que o acordo representa uma mudança de paradigma, de um Tribunal que antes fiscalizava e punia para um órgão que busca soluções para os problemas sociais. “Então é mais um passo que está sendo dado e estamos felizes por isso. Vamos continuar o nosso trabalho de fiscalização. Os ônibus serão fiscalizados, vistoriados pelos auditores do tribunal, garantindo assim que cada real desse acordo tenha sido aplicado em benefício da população”, ressaltou.

Segundo o conselheiro em exercício, “em um acordo, sempre as partes têm que abrir mão de alguma coisa”. “O empresário abre mão de alguns pedidos e o governo abre mão de algumas necessidades. Só quem não pode abrir mão é o usuário e é para isso que trabalhamos, para garantir que em toda a negociação, nem o usuário nem o colaborador, tenham que abrir mão de seus salários, de seus empregos”, frisou.

O vice-governador de Minas Gerais, Matheus Simões, afirmou que esta é a maior renovação da história da frota, reduzindo o a idade média dos carros em atividade de 11 para 6 anos e acrescentou que os novos veículos poluem 85% menos do que os anteriores e produzem menos ruídos.

Nos últimos quatro meses, mais de 530 ônibus começaram a circular pela região metropolitana de Belo Horizonte. Além do investimento do Governo mineiro, de R$ 382 milhões, o acordo estabelece que as concessionárias assumam o compromisso de adquirir mais 250 novos veículos ainda este ano.

Fred La Rocca/ Coordenadoria de Imprensa