Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal se reúne com Comissão de Saúde da ALMG

25/04/2025

(Foto: Fred La Rocca)

O Tribunal de Contas mineiro foi recebido ontem, 24 de abril, na Assembleia Legislativa do Estado, pelo deputado Lucas Lasmar, componente da Comissão de Saúde. O presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas de Minas Gerais, a Asscontas, Antônio da Costa Lima Filho, e o assessor da Presidência do TCEMG Cristiano Alkmin representaram o conselheiro presidente Durval Ângelo na audiência pública que debateu o projeto Jornada de Excelência do Paciente Oncológico do Hospital Mário Penna.

No mês passado, março de 2025, o Tribunal mineiro assinou um termo de colaboração com a instituição hospitalar com o objetivo de ampliar o acesso e trazer celeridade ao atendimento do paciente oncológico, reduzindo o tempo para o início do tratamento do câncer de quatro meses para 21 dias.

Antônio da Costa falou sobre a importância da parceria entre as instituições. “Não se trata apenas de um acordo, mas de um investimento no bem mais precioso que possuímos: a saúde. É a crença de que cada instante importa, que a agilidade e a precisão podem fazer a diferença entre a apreensão e o alívio”, disse.

O assessor Cristiano Alkmin reforçou que a reunião foi “uma oportunidade de estreitar laços e unir forças em prol da saúde e da sociedade”. “Não existe Plano B para Saúde! Tem que ser tratado com urgência!”, enfatizou.
O deputado Lucas Lasmar, ex-secretário de Saúde do município de Oliveira, centro-oeste mineiro, apresentou dados sobre a atual situação do atendimento, como a burocracia para  realizar exames e iniciar tratamentos, apesar da Lei 13.896/2019 prever atendimento em até 30 dias.

O diretor-presidente do Instituto Mário Penna, Marco Antônio Viana Leite, ressaltou que a instituição é o maior hospital oncológico de Minas Gerais e recebe pacientes de todo o Estado. Leite afirmou que 30% das cirurgias para retirada de câncer em Minas são feitas pelo Mário Penna e que pretende tornar o atendimento completamente gratuito, realizado pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. O diretor ainda destacou que o acordo com o TCEMG e outras instituições públicas aumenta a transparência dos gastos com recursos.

Também participaram da audiência a coordenadora de Alta Complexidade Ambulatorial, Luiza da Silva Miranda, representando o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais Fábio Bacheretti Vítor; o diretor de Relações Governamentais - Associação Brasileira de Pacientes Atópicos, Oncológicos e de Doenças Raras - Atópicos Brasil, Jules Cobretti; o diretor administrativo da mesma Associação André de Paula Fialho; e o diretor-técnico Assistencial do Instituto Mário Penna, José Mourão Neto.


Fred La Rocca/ Coordenadoria de Imprensa