Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas rejeita contas do ex-prefeito de Cristiano Otoni

29/04/2025

Antiga estação ferroviária de Cristiano Otoni/MG

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), na sessão desta terça-feira (29/4), emitiu o parecer prévio pela rejeição das contas do, então, prefeito do Município de Cristiano Otoni, José Élcio de Rezende, referente ao exercício de 2020. 

Com base na análise da Unidade Técnica do TCEMG e na manifestação do Ministério Público de Contas (MPCMG) que se manifestaram pela rejeição das contas, o relator, conselheiro em exercício Hamilton Coelho, acompanhado pelos outros presentes à sessão, conselheiro Gilberto Diniz e o conselheiro em exercício Adonias Monteiro, decidiram pela rejeição das contas pelo motivo da abertura de créditos suplementares no valor de aproximadamente  R$990 mil sem autorização legislativa, o que contraria o art. 42 da Lei n. 4.320/194. 

O relator ainda fez recomendações ao atual prefeito para manter organizada e disponível a documentação para acesso do Tribunal de Contas e, ao controle interno do município, recomendou que comunique ao TCEMG toda e qualquer falha detectada, sob pena de responsabilidade solidária. 

Por fim, fez recomendações ao atual chefe do Poder Executivo que se empenhe no cumprimento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE):

- Meta 01 A: que trata da universalização da educação infantil na pré-escola para crianças de 4 e 5 anos e também da ampliação da oferta de creches para atender a pelo menos 50% das crianças até 3 anos;

- Meta 01 B: que garante a qualidade da educação infantil; e

- Meta 18: que assegura a existência de planos de carreira para os profissionais da educação básica e superior pública.

À decisão, cabe recurso.

 

 

Regina Kelles - Coordenadoria de Imprensa