Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Webinário volta a debater créditos orçamentários para Primeira Infância

24/06/2025

Foto: Reprodução

A Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo realizou, nesta terça-feira (24/6), a segunda edição do webinário Vozes da Primeira Infância, com o tema Planejamento Orçamentário. O diretor da Central de Fiscalização Integrada e InteligênciaPedro Azevedo, foi convidado para mediar o bate-papo sobre o assunto com o conselheiro Edson José Ferrari, de Goiás, e Célio Lima de Oliveira, conselheiro-substituto do TCE do Mato Grosso do Sul.

O presidente do Tribunal de Contas mineiro (TCEMG), conselheiro Durval Ângelo, participou do encontro virtual e reforçou o convite para o Encontro Nacional da Primeira Infância, que será realizado entre os dias 24 e 26 de agosto. O conselheiro-presidente ressaltou, também, que o evento tem contato com várias parcerias públicas e tem o objetivo de “ajudar a construir políticas públicas, claras, efetivas, na defesa do período crucial da vida, que é a primeira infância”.

Incentivado a abrir a discussão, Edson Ferrari falou sobre o valor de desenvolver projetos sociais públicos que acolhem crianças, muitas vezes dentro de famílias, algumas vezes sem estrutura financeira. “O debate é esse: a questão é preparar as medidas orçamentárias e financeiras para que as políticas públicas comecem a dar resultados”. Edson ainda garantiu a importância da conexão entre os trabalhos da União, estaduais e municipais para que as ações funcionem.

Na sequência, Célio Lima destacou a relevância de se conscientizar os gestores públicos sobre a aplicação de investimentos em ações na primeira infância. “Vai garantir um futuro melhor, cidadãos melhores para os nossos municípios e para que haja oportunização de uma vida melhor para todas as crianças do nosso país”, refletiu.

O conselheiro-substituto declarou, também, que as ações destinadas à primeira infância deveriam ser de ordem estadual, para garantir a perenidade dos atos, e que os tribunais de contas têm papel indutor nesses casos. A importância de se ter uma sistematização da questão orçamentária do Estado em apoio às crianças foi outro ponto enfatizado por Lima.

Ferrari completou a ideia do sul-mato-grossense de que há uma série de dificuldades para a implementação de atividades para crianças pela carência de créditos orçamentários, mas também pela falta de mão de obra e estrutura. O conselheiro afirmou que uma solução para isso seria a aprovação de planos municipais efetivos sobre o tema.

O webinário Vozes da Primeira Infância faz parte do programa "Construindo Futuro - A criança no orçamento público", realizado pelo Núcleo de Educação a Distância (EAD) da Escola de Contas. O objetivo é informar, capacitar e engajar os participantes sobre a relevância do planejamento orçamentário em políticas públicas voltadas para a primeira infância.

Para assistir o debate, na íntegra, clique aqui.