Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conselheiro Gilberto Diniz é empossado na Academia Mineira de Ciências Contábeis

07/07/2025

Conselheiro Gilberto Diniz é empossado na Academia Mineira de Ciências Contábeis - fotos: Hernando Garcia
O conselheiro Gilberto Diniz, decano desta Casa de Contas, é o novo integrante da Academia Mineira de Ciências Contábeis (Amicic). A solenidade de posse aconteceu às 19 horas da última sexta-feira, dia 4 de julho, no auditório Simão Pedro, da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo.
 
No campo das Ciências Contábeis, a primeira academia republicana foi a de Minas Gerais, fundada em 1950, durante o V Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Belo Horizonte, sendo que Minas Gerais também se destacou ao firmar a doutrina do neopatrimonialismo como escola e corrente de pensamento, projetada para o Brasil e para o mundo, apresentada pelo imortal, emérito professor Antonio Lopes de Sá.
 
O presidente da Amicic, Alexandre Bossi Queiroz, fez discurso de afirmação do valor cultural das Academias, relembrando que o nome tem sua origem na Grécia, quando Platão, no século III a.C., fundou uma escola livre nos Jardins de Akademus, o herói ateniense. Nas suas palavras, “a Academia é um espaço onde confrades e confreiras debatem e demonstram suas ideias e opiniões, leais ao chamado espírito acadêmico, que incentiva a convivência amena, suave, fraterna (...)”. 
 
Com inspiração, o presidente vem retomando o objetivo primordial de difundir e promover a produção de conhecimento sobre temas relevantes às Ciências Contábeis e que contribuam para o aprimoramento do bem-estar social.
 
Por sua vez, o conselheiro Gilberto Diniz, ao receber o pelerine e diploma de acadêmico, ressaltou o mérito do professor José Lourenço de Miranda, patrono da Cadeira 39 da Academia Mineira de Ciências Contábeis, e de todos os ancestrais acadêmicos, agradecendo o legado daqueles “que, antes de nós, trabalharam para assegurar posição de ciência autônoma à disciplina contábil, com potencial explicativo em bases filosóficas”. 
 
“Digo sempre que a Contabilidade Pública está intimamente ligada com o Estado Democrático de Direito, por seu papel essencial na construção da cidadania (...) e anuncia-se ainda mais promissora na busca por estratégias e soluções para a melhoria da gestão da coisa pública, ao colocar em debate, por exemplo, as teses da governança pública; da inovação; do orçamento público”, disse o conselheiro. 
 
Ao encerrar, o conselheiro Gilberto Diniz disse: “Esta é minha aposta: na vida, na esperança! E citou os versos do também imortal, da Academia Brasileira de Letras, Gilberto Gil:
Se a noite inventa a escuridão / A luz inventa o luar / O olho da vida inventa a 
visão / Doce clarão sobre o mar. 
 
Estiveram presentes, prestigiando a solenidade, entre outros, o conselheiro aposentado Wanderley Ávila, o conselheiro em exercício Adonias Monteiro,  e o jurista e professor Plínio Salgado.
 
Foram sete os empossados na Academia Mineira de Ciências Contábeis, no dia 4 de julho de 2025:
Ana Carolina Vasconcelos Colares
Gilberto Pinto Monteiro Diniz
Guadalupe Machado Dias
José Márcio Gomes Pereira
Josmária Lima Ribeiro de Oliveira
Lucy Fátima de Assis Freitas
Roberto Miranda Pimentel Fully