Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Escola de Contas do TCEMG e Secretaria de Educação de BH alinham parceria para criação de Escola de Governo Municipal

24/07/2025

Equipe da Prefeitura de BH foi recebida pelo diretor da escola TCEMG, Rodrigo Marzano - foto: TCEMG

A educação continuada e a qualificação das servidoras e servidores públicos ganharão um reforço importante em Belo Horizonte. Nesta semana, a secretária municipal de Educação, Natália Araújo, reuniu-se com representantes da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), para discutir os detalhes do projeto e a organização da futura Escola de Governo Municipal.

O destaque do encontro foi o anúncio do apoio institucional e técnico da Escola de Contas do TCEMG na criação e implementação da Escola de Governo Municipal. A parceria une a experiência do Tribunal de Contas mineiro na formação de profissionais do setor público à gestão da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Segundo a secretária Natália Araújo, o apoio da Escola de Contas será fundamental para garantir qualidade, eficiência e alinhamento às melhores práticas nacionais na capacitação da gestão pública. “A expertise da Escola de Contas do TCEMG é um diferencial. Com esse apoio, poderemos oferecer capacitações atualizadas, alinhadas às necessidades da administração e focadas no melhor atendimento ao cidadão”, explicou.

Apoio integral

Durante a visita, as equipes detalharam o cronograma de implementação, incluindo consultoria pedagógica, apoio na elaboração do projeto político-pedagógico e troca de experiências sobre metodologias inovadoras de formação. Além de participar ativamente do planejamento inicial, a Escola de Contas acompanhará as fases de adequação do espaço físico, seleção de instrutores e definição de trilhas formativas, garantindo suporte em todas as etapas.

“A Escola de Contas do TCE-MG está comprometida em estar ao lado da Secretaria Municipal de Educação não apenas na formatação dos cursos, mas durante toda a implantação da Escola de Governo. Queremos que Belo Horizonte seja referência em qualificação do funcionalismo, inspirando outros municípios”, afirmou o diretor da Escola de Contas, o Rodrigo Marzano.

Fortalecendo a gestão pública municipal

Com previsão de iniciar as atividades ainda neste ano, a Escola de Governo atenderá inicialmente servidores da Educação, com perspectiva de expansão para toda a administração municipal. O objetivo é formar lideranças, promover inovação em gestão e fortalecer a ética e a eficiência no serviço público.

Natália Araújo reforçou a importância dessa estruturação conjunta: “Esta será uma escola feita para os servidores e com os servidores, somando esforços e conhecimentos para construir uma administração ainda mais eficiente”.

*Para mais informações sobre a Escola de Governo Municipal e sobre os cursos oferecidos pela Escola de Contas do TCEMG, acesse os canais oficiais da Prefeitura de Belo Horizonte e do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.