Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente participa de lançamento de livro sobre importância do planejamento público

25/07/2025

Paulo Brant, Daniel Machado, Alisson Moraes (autor) e presidente Durval Ângelo - foto: Daniele Fernandes

O presidente do Tribunal de Contas mineiro, Durval Ângelo, participou, na noite desta quinta-feira (24/07), do lançamento do livro “O Poder do Planejamento: Reflexões, Contextos e Estratégias para a Excelência na Gestão Pública”, do professor e gestor público Alisson Moraes, que ocorreu no auditório do TCEMG. O evento de lançamento contou com um colóquio sobre a importância do planejamento para a boa execução das políticas públicas, com a participação também do ex-governador Paulo Brant e foi mediado pelo professor Daniel Machado.

Ex-prefeito de Itaguara (MG) e ex-secretário em diversos municípios mineiros, Moraes explicou que o livro nasceu de uma ideia de sistematizar conhecimentos sobre planejamento no setor público. Ele falou sobre as dificuldades nas administrações das cidades brasileiras e reforçou a importância da busca pelo consenso. Alisson explicou que “não há como falar de planejamento público apenas pelo viés econômico e administrativo. Precisamos caminhar para uma compreensão mais alargada, ética e filosófica”. Ele destacou, ainda, que o livro “possui uma pegada histórica, filosófica e muita prática do planejamento público”.

Durval Ângelo mostrou ações do TCEMG visando o fomento à qualificação da gestão pública. Falou sobre o Programa de Aceleração do Crescimentos dos Controles Internos nos municípios do Semiárido Mineiro, os Encontros Técnicos, em que o TCE leva sua caravana de auditores para capacitar servidores públicos pelo interior de Minas, e informou que o Tribunal realizará, neste semestre, um seminário sobre planejamento público. “O TCE dedicará esforços para fomentar o planejamento das políticas públicas, sempre em busca de uma sociedade justa, solidária, que reduza desníveis regionais e vença preconceitos e desigualdades”.

Paulo Brant explicou que o planejamento público vai além do planejamento privado. “O planejamento público não prescinde da abordagem técnica, porém é uma atividade política por excelência”, disse, ressaltando que o planejamento privado é hierárquico, enquanto o público precisa do acordo. Ele destacou que a abordagem no planejamento das políticas públicas deve sempre buscar o “desejável”.

O lançamento da obra contou a presença de centenas de pessoas, entre elas a deputada estadual Lohanna França, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o coordenador do TCE Cultural, João Miguel, e de diversos prefeitos, vereadores e secretários de municípios mineiros, além de amigos e familiares do autor. Veja, abaixo, fotos da solenidade.   

Lançamento do Livro: O Poder do Planejamento