Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Prática inovadora do TCEMG é destaque em Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo

13/08/2025

A superintendente de Controle Externo, Jaqueline Somavilla, e o diretor de Fiscalização Integrada e Inteligência, Pedro Azevedo - Foto: Superintendência de Controle Externo

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) apresentou nacionalmente, nessa terça-feira (12/8), uma prática inovadora que desenvolveu para a fiscalização orçamentária por meio de trilhas eletrônicas. A metodologia foi destacada no 8º Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo (Conacon), em Maceió/AL, encontro que reúne representantes de tribunais de contas de todo o país.

A ferramenta de fiscalização vem sendo utilizada para identificar indícios de irregularidades no planejamento e na execução orçamentária, especialmente em situações como janelas orçamentárias (dotações simbólicas), autorização para suplementação excessiva na lei orçamentária anual e quedas vertiginosas de despesa. A metodologia utiliza recursos tecnológicos para otimizar a análise de dados, ampliar a efetividade das fiscalizações e fortalecer o controle sobre o planejamento e a execução orçamentária, garantindo maior transparência e eficiência na atuação da Corte de Contas.

A superintendente de Controle Externo do TCEMG, Jaqueline Somavilla, que representou o Tribunal no congresso, destacou que "a experiência mineira reforça o compromisso do TCEMG com a modernização dos processos de fiscalização e com a troca de práticas inovadoras que fortalecem o controle externo no Brasil".

Também presente no Conacon, o diretor de Fiscalização Integrada e Inteligência (Suricato/TCEMG), Pedro Henrique Azevedo, foi o responsável pela exposição da prática inovadora aos secretários e secretárias-gerais de diversas regiões do país. "Essas trilhas permitem o monitoramento contínuo e a detecção rápida de padrões atípicos, aumentando a efetividade do controle e possibilitando ações tempestivas", ressaltou.

O trabalho é fruto do esforço da equipe da Coordenadoria de Fiscalização Integrada e Inteligência em Orçamento e Políticas Públicas, composta pelos auditores Cássio Viana, Diego Turrisi, Dyego Sá (coordenador) e pela auditora Luciana Cherem, que atuam na concepção, aperfeiçoamento e aplicação das trilhas.

O Conacon está em sua 8ª edição em 2025. A programação segue até a próxima sexta-feira (15/8), na capital alagoana.