Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG sedia instalação do comitê para efetivação de direitos dos povos tradicionais

20/08/2025

O Tribunal de Contas mineiro sedia, na próxima sexta-feira (22/08), às 14h, a solenidade de instalação do Comitê Interinstitucional sobre Povos Tradicionais de Minas Gerais (JusPovos). O comitê visa o fortalecimento das políticas judiciárias para a efetivação dos direitos das comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, geraizeiros, ciganos e apanhadores de sempre-vivas. A criação do colegiado é uma iniciativa do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) que conta, além do TCEMG, com a parceria de diversos órgãos estaduais e federais.
 
O JusPovos terá por atribuições realizar estudos e pesquisas sobre os povos tradicionais, facilitar o diálogo entre comunidades e órgãos de justiça, propor diretrizes e ações integradas para a proteção dos direitos desses povos e estimular visitas às comunidades tradicionais, realizar eventos estimulando debates de políticas públicas para os povos envolvidos e contribuir para a prevenção e mediação de conflitos.
 
O comitê contará com presidência, plenário deliberativo e grupos de trabalho temáticos. Além do TRF6 e do TCEMG, são instituições parceiras no projeto o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3), o Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG), o Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT/MG), a Procuradoria Regional da República (PRR6), a Defensoria Pública Estadual de Minas Gerais (DPE/MG), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e a Defensoria Pública da União (DPU).
 
O JusPovos visa, ainda, o cumprimento da meta 7 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da preferência na identificação e julgamento de processos relacionados com direitos das comunidades indígenas e quilombolas. Os povos tradicionais incluem, também, comunidades definidas assim por legislação federal ou por sua tradição e identidade própria.
 
Faça sua inscrição no link a seguir: JusPovos