Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Seminário internacional é oportunidade de reflexão para fortalecimento da soberania nacional, destaca presidente do TCEMG

10/09/2025

Durval Ângelo destacou a importância dos direitos humanos, sem os quais 'não existe democracia' - Foto: Vinícius Dias/TCEMG

O conselheiro-presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), Durval Ângelo, participou da abertura do seminário internacional "Governança Corporativa, Comércio e Consumo Sustentável: Experiências da União Europeia e do Mercosul em Perspectiva Comparada", nesta quarta-feira (10/9), na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O evento, promovido pelo Centro de Excelência Jean Monnet da UFMG, com apoio TCEMG, tem como objetivo promover discussões e reflexões sobre comércio e consumo sustentável, governança corporativa, União Europeia e Mercosul, entre outros tópicos. A programação, durante três dias, contará com seis painéis temáticos envolvendo professores e especialistas nacionais e internacionais.

Na oportunidade, Durval falou sobre sua relação com a UFMG, desde 1979, a participação em movimentos sociais e em defesa da democracia ao longo de sua trajetória, além de mais de 24 anos de trabalho com Direitos Humanos, durante e após a ditadura militar.

"Em cada local da vida, em cada papel social, estamos carregando os princípios que norteiam nossa vida", ressaltou Durval Ângelo. "Que encontros como esse possam ajudar, hoje mais do que nunca, a fortalecer a soberania nacional desse país, que tem o povo como dono", ressaltou Durval Ângelo, reforçando também o convite para a etapa do seminário que será sediada no TCEMG, na sexta-feira (12/9).

O conselheiro-presidente participou da mesa ao lado da chefe do Departamento de Direito Público da UFMG, Carla Volpini Silva, e do professor de Direito Empresarial da Faculdade de Direito da UFMG, Marcelo Andrade Féres. Em seguida, foi iniciado o primeiro painel do seminário, com o tema "Diligência em Direitos Humanos na União Europeia; Implicações para as Relações Comerciais com o Mercosul".

A programação completa está disponível neste link.

Sinergia

Esta é a segunda edição do seminário internacional realizado em conjunto pelo TCEMG e o Centro de Excelência Jean Monnet. Além disso, diversos trabalhos estão sendo desenvolvidos em sinergia pelas instituições, com foco na troca de experiências e aperfeiçoamento não apenas do controle externo, mas também da produção de conhecimento para a realização das fiscalizações e auditorias.

Segundo Durval Ângelo, é um objetivo, também, caminhar no sentido de firmar convênio com a UFMG para realização do Mestrado Profissional em Controle Externo.

"Nosso mestrado é uma referência no Brasil. Queremos que a próxima fase seja em parceria com uma instituição pública, em que a gente possa construir uma grade curricular em conjunto, ter professores atuando de forma conjunta", disse Durval.

O presidente também enfatizou a parceria com o curso de Ciências do Estado da UFMG. Por meio de uma espécie de residência rural, estudantes supervisionados terão a oportunidade única de imersão na realidade dos municípios mineiros. O programa vai além da teoria, proporcionando um contato direto com os desafios da gestão pública local, o controle interno e o desenvolvimento de políticas públicas, preparando uma nova geração de agentes públicos com profundo conhecimento prático das instituições de Estado.

Foi destacada, ainda, a criação do Grupo de Pesquisa em Teoria, Filosofia e Ciências do Estado, uma iniciativa da Escola de Contas do TCEMG - que completou 31 anos nesta semana - com a Faculdade de Direto da UFMG. O grupo tem como objetivo fomentar estudos e produzir pesquisa teórica, com aplicação prática, com foco em analisar as instituições de Estado e seu papel na promoção de políticas que promovam o desenvolvimento nacional. O diretor da Escola de Contas, Rodrigo Marzano, acompanhou a cerimônia de abertura.